Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorFerreira, Tereza Maria da Silva-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Roberto da-
dc.date.accessioned2019-05-30T11:28:48Z-
dc.date.available2019-05-30T11:28:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Teresa Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade disciplinar. Fortaleza: Imprece Gráfica e Editora, 2015. 144 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-095-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42122-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprece Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPoder disciplinarpt_BR
dc.subjectDitadura Militarpt_BR
dc.titleFoucault, educação e os construtos de uma sociedade disciplinarpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs sociedades e suas instituições adotam vários mecanismos disciplinares para garantir a vigilância, controle, maior produtividade e desempenho de seus integrantes. As sociedades disciplinares destacam-se por seus dispositivos e modos de organizar o espaço, controlar o tempo, vigiar e registrar continuamente os sujeitos e sua conduta. [...] A escola, como um espaço formal de educação, é apenas um exemplo de instituição disciplinar criada com o intuito de moldar os sujeitos, a fim de adequá-lo à vida em sociedade, sendo uma das principais produtoras do sujeito "normal" "dócil" e "moderno". A educação produz discursos que legitimam esses poderes disciplinares. Michel Foucault é um pensador que se preocupou em deixar claro que o sujeito não produz saberes e discursos, mas é produto desses, não só dos saberes, mas também dos poderes. Assim, nesta coletânea, os autores analisam os discursos produzidos na sociedade disciplinar em contextos diferentes e dentro dos seus sistemas de relações materiais. [...] Na presente obra, os autores buscam articular uma reflexão profunda sobre os mecanismos de controle e poder em uma sociedade disciplinar. Buscam entender como a educação se alinha ou se molda aos objetivos de uma sociedade disciplinar e de controle dos indivíduos, de seus corpos, de sua alma, por meio de dispositivos os mais sutis possíveis, muitas vezes imperceptíveis. Os autores, de modo elucidativo, abordam o poder disciplinar como um mecanismo utilizado para garantir o controle de todos os indivíduos que compõem determinada sociedade.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_liv_jgvasconcelostmsferreira.pdf83,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.