Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095
Tipo: | TCC |
Título: | O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
Autor(es): | Ribeiro, Ana Jéssica Gomes |
Orientador: | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
Palavras-chave: | Professores - Formação - Fortaleza (CE);Avaliação escolar |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | RIBEIRO, Ana Jéssica Gomes. O desafio sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza. 2013. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da avaliação e do processo de formação docente no desenvolvimento de aprendizagem e suas relações a partir da ótica de professores da Rede Municipal de Fortaleza. Para isso, utilizamos como fundamentação teórica as ideias de Almeida (2011) e em documentos oficiais como: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na Educação Básica e do Curso de Pedagogia. A metodologia utilizada foi a partir da abordagem qualitativa que utiliza, dentre outras técnicas, a entrevista dos sujeitos envolvidos. A entrevista foi realizada a partir de perguntas norteadoras. Foram analisadas as falas dos professores em eixos temáticos como: identificação dos respondentes, concepções de avaliação, a prática avaliativa e as dificuldades do momento de avaliação com o referencial estudado para unir pontos semelhantes e divergentes. Dentre os resultados encontrados a necessidade colocada pelos professores de formação continuada com o objetivo de atender as dificuldades vivenciadas em sala de aula durante a avaliação de seus alunos. |
Abstract: | This study aimed to analyze the importance of evaluation and the process of teacher training in the development of learning and their relations from viewpoint of teachers of the Municipal Fortress. For this, we use as theoretical ideas de Almeida (2011) and in official documents as the National Curriculum Guidelines for Basic Education in Basic Education and Pedagogy Course. The methodology used was from the qualitative approach utilizing, among other techniques, the interview of the subjects involved. The interview was conducted from guiding questions. We analyzed the speech of teachers in themes such as: identification of respondents, conceptions of assessment, evaluation practice and the difficulties of the moment of assessment studied with reference points for joining similar and divergent. Among the findings placed the need for continuing education for teachers in order to meet the difficulties experienced in the classroom during the evaluation of their students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_ajgribeiro.pdf | 975,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.