Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitoza, Abraão de Matos-
dc.contributor.authorMoura, Sabrina Brenda Araújo-
dc.contributor.authorPereira, Lucas Ramos-
dc.contributor.authorLima, Rochanna Luane Aires-
dc.contributor.authorMafezoli, Jair-
dc.date.accessioned2019-05-28T17:33:03Z-
dc.date.available2019-05-28T17:33:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFEITOZA, Abraão de Matos; et al. A utilização do espaço físico e sua finalidade motivacional no processo ensino aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42078-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de apoiopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectRedução na evasãopt_BR
dc.titleA utilização do espaço físico e sua finalidade motivacional no processo ensino aprendizagempt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto “Implementação da Infraestrutura de Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química” surgiu com a finalidade de proporcionar aos alunos do Curso de Licenciatura em Química (CLQ) um ambiente de estudos, pesquisa e interação, servindo como fator positivo da motivação extrínseca no processo educacional. Neste ambiente objetiva-se uma maior interação social entre alunos de diferentes semestres, possibilitando a troca de experiências e vivências. Como forma de mensurar, avaliar e compreender a utilização e os efeitos motivacionais do projeto pelos discentes utilizou-se os formulários de cadastro dos alunos que frequentam o espaço (I) e de contabilização do tempo de permanência no espaço (II). Além disso, utilizou-se o questionário de satisfação no uso do espaço (III). Os alunos em seu primeiro contato com o ambiente são orientados a fazer seu cadastro (formulário I). A partir deste momento, todos passam a assinar a entrada e saída do recinto (formulário II). Esses instrumentos são avaliados a cada mês e proporciona junto aos bolsistas um balanço individual e geral do uso efetivo do espaço. O questionário de satisfação foi disponibilizado ao final do semestre via redes sociais e e-mail, por trinta dias. No tratamento dos dados obtidos pelos instrumentos no semestre 2016.1, observou-se que dos 260 alunos matriculados no CLQ, cerca de 40% tiveram acesso ao espaço com um somatório de 2.000 horas, evidenciando a regularidade na utilização deste espaço. A participação via questionário envolveu 27,86% dos participantes do projeto, os quais afirmaram que o espaço serviu como motivação no processo de aprendizagem e para a permanência no curso, devido, principalmente, a interação interpessoal.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amfeitoza.pdf49,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.