Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota, Nárlia Gomes de Matos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T17:56:59Z | - |
dc.date.available | 2019-05-24T17:56:59Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Muitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_ngmmota.pdf | 319,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.