Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Nárlia Gomes de Matos-
dc.date.accessioned2019-05-24T17:56:59Z-
dc.date.available2019-05-24T17:56:59Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_ngmmota.pdf319,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.