Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Allyson Jordan Xavier da | - |
dc.contributor.author | Sousa Junior, Antonio Alves de | - |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Alberto Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Viana, Glautemberg de Almeida | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Maria Goretti Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T13:54:40Z | - |
dc.date.available | 2019-05-24T13:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Allyson Jordan Xavier da; et al. A contribuição técnica e acadêmica do laboratório de análises clínicas (lact) no conhecimento científico e na formação profissional do aluno. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42003 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | LACT | pt_BR |
dc.subject | Exames | pt_BR |
dc.subject | Iniciação Acadêmica | pt_BR |
dc.title | A contribuição técnica e acadêmica do laboratório de análises clínicas (lact) no conhecimento científico e na formação profissional do aluno | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os exames laboratoriais realizados com prescrição médica nos laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia coma coleta de amostras biológicas obtidas adequadamente e termina com a emissão de um laudo. Didaticamente, o processo pode ser dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento antes da determinação analítica. A fase analítica inicia-se com a validação do sistema analítico, através do controle da qualidade interna e a fase pós-analítica, inicia-se, após a geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qualitativo, sendo finalizada, após a entrega do laudo conforme legislação vigente. Na iniciação acadêmica o aluno tem a oportunidade de participar de um leque de atividades que tem início com o cadastro do paciente e finaliza com a entrega do exame. Ao realizar o cadastro o aluno tem o seu primeiro contato com a suspeita clínica do paciente, os tipos de exames solicitados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica recomenda que em relação à coleta de sangue, é importante que se conheçam, controlem e, se possível, evitem algumas variáveis capazes de interferir com a exatidão dos resultados. Classicamente, são referidas como condições pré-analíticas a variação crono biológica, o gênero, a idade, a atividade física, o jejum, a dieta e o uso de medicamentos para fins terapêuticos ou não. A aprendizagem do bolsista intensifica-se, pois a escolha de materiais deve oferecer segurança ao profissional reduzindo riscos de acidentes de trabalho, proporcionando segurança no atendimento ao paciente, ofertando um resultado confiável. Ainda há o acompanhamento que o bolsista tem das todas as etapas de um exame laboratorial. Toda essa experiência vivida pelo bolsista de Iniciação Acadêmica mostra a contribuição técnica e acadêmica do Laboratório de Análises Clínica na tomada de decisão e na formação profissional do aluno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ajxsilva.pdf | 50,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.