Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41988
Tipo: Resumo
Título: O impacto da experiência como bolsista na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (uundc) para identificação e escolha do curso de pedagogia
Autor(es): Cruz, Alissiany Kivia Ribeiro da
Freire, Diana Isis Albuquerque Arraes
Palavras-chave: Educação Infantil;UUNDC;Pedagogia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CRUZ, Alissiany Kivia Ribeiro da; FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. O impacto da experiência como bolsista na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (uundc) para identificação e escolha do curso de pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: A Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança realiza ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFC atendendo crianças na Educação Infantil. O objetivo deste trabalho é compartilhar minha experiência como bolsista na UUNDC, cuja atuação causou impacto pessoal, ocasionando mudança de curso de Economia Doméstica para Pedagogia. Justifico esta partilha ressaltando a importância da existência da UUNDC como local de experiência educacional para estudantes de graduação e pela possibilidade que tal experiência proporcionou para autoconhecimento e identificação com a docência em Educação Infantil, a partir do convívio com as professoras e crianças da UUNDC, resultando na mudança de curso referida. Como metodologia de experiência descrevo: a interação diária com professoras e crianças na UUNDC; a observação, colaboração e vivência das práticas pedagógicas da UUNDC, baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). Destaco as experiências de leitura e contação de histórias para as crianças como atividades marcantes: diariamente, observando as professoras experientes, espelhei-me nelas para desenvolver a habilidade específica de ler para as crianças, enquanto construía minha identificação profissional. O Artigo 9º. das DCNEI (BRASIL, 2009) ressalta que a Educação Infantil deve promover experiências que possibilitem interação às crianças com textos narrativos e vivências de linguagem oral e escrita, o que contribui para o desenvolvimento integral delas. Assim, como bolsista, pude realizar momentos de leitura e contação de histórias com a turma Infantil 3, composta de vinte crianças, em 2015. Concluo que a experiência na UUNDC foi fundamental para minha escolha profissional e opção pelo curso de Pedagogia, pois fortaleceu a identificação com crianças e desse modo pela Educação Infantil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41988
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_akrcruz.pdf50,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.