Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41988
Type: | Resumo |
Title: | O impacto da experiência como bolsista na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (uundc) para identificação e escolha do curso de pedagogia |
Authors: | Cruz, Alissiany Kivia Ribeiro da Freire, Diana Isis Albuquerque Arraes |
Keywords: | Educação Infantil;UUNDC;Pedagogia |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | CRUZ, Alissiany Kivia Ribeiro da; FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. O impacto da experiência como bolsista na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (uundc) para identificação e escolha do curso de pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança realiza ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFC atendendo crianças na Educação Infantil. O objetivo deste trabalho é compartilhar minha experiência como bolsista na UUNDC, cuja atuação causou impacto pessoal, ocasionando mudança de curso de Economia Doméstica para Pedagogia. Justifico esta partilha ressaltando a importância da existência da UUNDC como local de experiência educacional para estudantes de graduação e pela possibilidade que tal experiência proporcionou para autoconhecimento e identificação com a docência em Educação Infantil, a partir do convívio com as professoras e crianças da UUNDC, resultando na mudança de curso referida. Como metodologia de experiência descrevo: a interação diária com professoras e crianças na UUNDC; a observação, colaboração e vivência das práticas pedagógicas da UUNDC, baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). Destaco as experiências de leitura e contação de histórias para as crianças como atividades marcantes: diariamente, observando as professoras experientes, espelhei-me nelas para desenvolver a habilidade específica de ler para as crianças, enquanto construía minha identificação profissional. O Artigo 9º. das DCNEI (BRASIL, 2009) ressalta que a Educação Infantil deve promover experiências que possibilitem interação às crianças com textos narrativos e vivências de linguagem oral e escrita, o que contribui para o desenvolvimento integral delas. Assim, como bolsista, pude realizar momentos de leitura e contação de histórias com a turma Infantil 3, composta de vinte crianças, em 2015. Concluo que a experiência na UUNDC foi fundamental para minha escolha profissional e opção pelo curso de Pedagogia, pois fortaleceu a identificação com crianças e desse modo pela Educação Infantil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41988 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_akrcruz.pdf | 50,92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.