Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41986
Tipo: Resumo
Título: O ovino morada nova
Autor(es): Cavalcante, Arthuro Magno Moreira
Gondim Neto, Leopoldo
Palavras-chave: Ovino;Morada Nova;Sertão
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CAVALCANTE, Arthuro Magno Moreira; GONDIM NETO, Leopoldo. O ovino morada nova. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Resumo: Finalidade: Esclarecer e informar as diferenças do ovino Morada Nova das demais raças criadas no sertão nordestino. Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa da disciplina de cozinha cearense, que pretende confirmar as características que fazem a raça de ovino Morada Nova mais adaptada ao sertão nordestino. É uma raça deslanada, explorada sua carne e a pele, sendo esta altamente apreciada na Europa. Por serem animais de pequeno porte e bem adaptados às condições climáticas do semiárido, são importantes nas pequenas propriedades, onde constituem fonte de proteína na alimentação da população rural (FERNANDES et al., 2001). Sua coloração varia do vermelho ao amarelo claro, como resultado de centenas de anos de adaptação ao ambiente tropical, onde a radiação solar e calor ambiente intensos, levam à redução no número de animais de coloração e tipo de pelame que não propiciem a dissipação de calor. Essas características preservadas na raça garantem maior adaptação ao nosso ambiente tropical. Para ovinos, as melhores pelagens para o clima tropical são a vermelha, a amarela e a baia, que absorvem menor quantidade de radiação solar, contribuindo para a manutenção do conforto térmico dos animais (BUENO et al., 2005). Em experimento conduzido na Embrapa Caprinos, Sobral. CE, durante estação seca entre 1978 e 1979, a despeito do baixo desempenho geral atribuído às adversidades estacionais, verificaram um desempenho superior dos ovinos Morada Nova, que se mostraram mais férteis e produziram maior peso total de crias até um ano de idade do que os ovinos Santa Inês e os caprinos Anglo-nubiano, Bhuj e Canindé, evidenciando a grande adaptação destes ovinos a condições ambientais mais hostis. (FERNANDES et al., 2001).Conclusão: Como se vê, o ovino Morada Nova se destaca em vários aspectos, como sua carne, pele e fertilidade, que fazem dessa raça ótima para ser criada e desenvolvida no sertão nordestino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41986
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ammcavalcante.pdf49,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.