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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Jader de Oliveira-
dc.contributor.authorMoreira, Francisca Mayara Pereira-
dc.date.accessioned2019-05-23T21:27:53Z-
dc.date.available2019-05-23T21:27:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOREIRA, Francisca Mayara Pereira. Aplicação do diário de água na análise do conflito pelos diferentes usos da água no distrito de Pecém, São Gonçalo do Amarante, Ceará. 2018. 24 f. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41978-
dc.description.abstractThe increasing demand for water in the district of Pecém (state of Ceará, Brazil) has intensified existing conflicts between local residents and the industry sector – heavily active in the area due to an industrial complex and an international port (Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP). The source of these contentions over the use of water in the area are a response to state-level governmental efforts to prioritize the utilization of the water resources in Pecém (namely the Dunas aquifer) for industrial and commercial purposes, over the needs of the local population. Facing this antagonist context, the present study aims to foster a debate over local water supply and demand as well as promoting research engagement through the development of water diaries by local high school students. This participatory methodology was conducted alongside the public school Edite Alcântara Mota, situated in the Pecém district, and developed as a tool for students to register and evaluate issues related water within the context of the students’ communities, with particular attention to the different uses and purposes of water resources. Findings indicate that a majority of students are aware and concerned about the possible detrimental consequences of the demands of the industry sector on the household water needs of the population, despite their direct mobilization and engagement with the local conflicts. In addition, students registered the sources of water utilized in their households and findings indicate that this sample is representative of the general picture of household water use in the district of Pecém.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiário de águapt_BR
dc.subjectConflito por águapt_BR
dc.subjectDiferentes usospt_BR
dc.subjectSegurança hídrica domiciliarpt_BR
dc.titleAplicação do diário de água na análise do conflito pelos diferentes usos da água no distrito de Pecém, São Gonçalo do Amarante, Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente a crescente demanda por água no distrito de Pecém – CE tem intensificado o conflito entre as comunidades locais e as indústrias do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) a cerca dos diferentes usos desse recurso. A divergência originada principalmente, a partir da obra do Governo do Estado do Ceará para a exploração do recurso hídrico presente no território, Aquífero Dunas (Pecém, Paracuru), revela um contexto de antagonismo, de um lado a prioridade de abastecimento para as empresas do CIPP, fundamentais no desenvolvimento do estado, e de outro a população local, dependente das fontes de água para a garantia do consumo humano. Diante desse quadro, o presente trabalho tem como objetivo estimular o debate sobre a questão hídrica na localidade, além da habilidade de pesquisa nos estudantes, a partir da construção dos diários de água. A metodologia foi aplicada na EEM Edite Alcântara Mota, localizada do distrito de Pecém, como um instrumento de registro e avaliação das problemáticas existentes no contexto em que os educandos estão inseridos, principalmente em relação aos diferentes usos da água no distrito. A partir disto foi possível constatar com a pesquisa, que a maioria dos alunos compreende que uso da água para abastecimento industrial, pode influenciar nas fontes utilizadas pela população local, apesar da “não participação” direta dos jovens na mobilização da comunidade no conflito. Além de um levantamento sobre as fontes de água utilizadas pelos alunos em suas residências, gerando um quadro que se assemelha ao geral do município.pt_BR
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