Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41958
Tipo: Artigo de Evento
Título: Fracasso escolar: a escola e as diferenças de aprendizagem
Autor(es): Silva, Samantha Maria Monteiro da
Palavras-chave: Fracasso escolar;Diferenças de aprendizagem;Escola;Dificuldades de aprendizagem
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SILVA, Samantha Maria Monteiro da. Fracasso escolar: a escola e as diferenças de aprendizagem. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1586-1598.
Resumo: O fracasso escolar é um desafio constante presente nas escolas de nosso país. É comum ser definido como algo que decorre das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Os educandos que não obtém êxito nos conteúdos são excluídos da escola. De acordo com esta instituição, o problema não está em suas práticas pedagógicas, mas nos alunos que não conseguem acompanhar o ritmo do ensino e/ou a forma como o mesmo está sistematizado. [...] Se o fracasso escolar é tão presente na realidade educacional de nosso país, a grande questão é: “Por que o pensamento educacional brasileiro tem tantas dificuldades em ultrapassar essas velhas concepções?” (ARROYO, 1997, p.12) O autor aponta algumas hipóteses na tentativa de resolução para esta questão. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41958
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_smmsilva.pdf5,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.