Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Andre Aghasi de Sousa-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-05-23T15:02:10Z-
dc.date.available2019-05-23T15:02:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Andre Aghasi de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Célula cooperativa em ciências humanas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41951-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCooperativapt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.titleCélula cooperativa em ciências humanaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRelato de Experiência O PRECE tem como objetivo montar grupos de estudo em escolas públicas em que se aplica como método técnicas de estudo chamadas de aprendizagem cooperativa. Para isso estudantes da UFC são selecionados e recebem uma bolsa para executar um projeto. Cada bolsista tem liberdade para escolher o projeto que irá executar, no meu caso escolhi montar um grupo de estudos sobre filosofia, sociologia e história, pois, como aluno de escola pública, entendo que o ensino público tem um déficit alto na formação humana dos alunos e, visto que a metodologia da aprendizagem cooperativa se difere do método tradicional de educação, acredito que o método seja o mais apropriado possível, pois estimula a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes nessas áreas. O método da aprendizagem cooperativa consiste em técnicas de estudo que estimulam a interdependência positiva entre os alunos, logo todos dão sua contribuição na construção do conhecimento de forma ativa e coletiva, diferente do método tradicional, em que o estudante assume uma postura passiva diante de seu próprio aprendizado. Ainda não tive muitos resultados por ter começado a executar a célula a pouco tempo, mas, devido a forte interação que o método provoca entre eles mesmos e o conteúdo, é claro o interesse e a empolgação dos alunos durante o grupo de estudos. A princípio eles não levavam o método muito a sério, mas a medida que se vai aplicando eles vão se adequando é perceptível que o rendimento dos encontros aumenta consideravelmente, vemos um exemplo disso no processamento de grupo, por exemplo, nos primeiros encontros ninguém nunca leva a sério, até de fato se ter alguma reclamação a fazer de algo que prejudicou o desempenho do grupo. Ainda temos muito que trabalhar, pois eles estão muito acostumados a uma posição de passividade no seu próprio processo de aprendizado, mas o progresso é evidente e só aumenta com o passar do tempo.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aasvasconcelos.pdf47,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.