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dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorAlves, Aparecida Bernardo-
dc.date.accessioned2019-05-23T14:53:18Z-
dc.date.available2019-05-23T14:53:18Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais.pt_BR
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