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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41894
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A influência do projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano: um estudo com os jovens do bairro Bom Jardim. |
Título em inglês: | The influence of the "Jardim de Gente" project for everyday life reinvention: a study with young people of neighborhood “Bom Jardim”. |
Autor(es): | Nascimento, Marco Antonio Toledo Ferreira, Gabriel Nunes Lopes |
Palavras-chave: | Educação musical;Educação não formal;Cotidiano |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | NUNES, G. ; NASCIMENTO, M. A. T. . A influência do projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano: um estudo com os jovens do bairro Bom Jardim. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO, v. 14, p. 129-155, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a educação musical em espaços não escolares de ensino e como esses espaços contribuem para a educação musical na periferia de Fortaleza. A pesquisa tem como objetivo compreender, sob a perspectiva dos estudantes, a importância dos cursos de Música realizados pelo Projeto Jardim de Gente (bairro Bom Jardim – Fortaleza/ Ceará/ Brasil). Como abordagem metodológica, foi realizado um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. As fontes de evidência utilizadas foram os planos de aula do curso, o Projeto Político Pedagógico do Projeto e também as entrevistas com dez estudantes que participaram do curso no período de 2010 a 2013. Assim, o curso de Prática de Conjunto assume o papel de um espaço de mudanças de percepções com relação à prática musical e também com relação às atividades cotidianas dos estudantes. De acordo com os resultados, o Projeto surge como um espaço de democratização do saber musical, reinventando o cotidiano de seus frequentadores. |
Abstract: | This paper discusses music education at non-school spaces of education and how these spaces contribute to the musical education on the outskirts of Fortaleza. The project aims to understand the importance of music courses held by the Project “Jardim de Gente” (Garden of People – Fortaleza/ Ceará/ Brazil) through the students’ perspective. As a methodological approach, a case study in the course of Joint Practice was made. Ten students who participated in the course in the period 2010 to 2013 were chosen and interviewed. In addition to this, course planning and the Pedagogical Political Project of “Jardim de Gente” were used as sources of evidence. Thus, the Joint Practice course emerges as a space of transformation concerning musical practical perceptions and also in relation to daily students activities. According to the results, the project appears as a tool to the democratization of musical knowledge, reinventing the everyday life of its attendees. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41894 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CSOBRAL - Artigos publicados em revistas científicas |
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