Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Camilla Quirino de | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Igor Márcio do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Olinda, Sahmaroni Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T14:04:25Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T14:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Camilla Quirino de; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1443-1452. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject | Cursos de licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia Noturno | pt_BR |
dc.subject | Universidades Federais do Brasil | pt_BR |
dc.title | Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente, observamos uma crescente oferta de vagas e instituições que oferecem cursos de ensino superior no Brasil (BARDAGI, 2009). Na dinâmica desse processo de expansão do ensino de terceiro grau, produziu-se um complexo e diversificado sistema de instituições. Nesse processo de mudanças, houve a incorporação de um público mais diferenciado socialmente, o aumento significativo do ingresso de estudantes do gênero feminino, a entrada de alunos já integrados no mercado de trabalho e o acentuado processo de interiorização e de regionalização do ensino (MARTINS, 2000). Tendo em vista essa profunda mudança na forma de entrada às universidades brasileiras, houve um aumento na evasão devido a diversos fatores, principalmente a essas diversificações/diferenciações existentes entre o público acadêmico ingressante. Neste artigo, entenderemos evasão de curso como sendo a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo, ou seja, abandoná-lo, em nosso artigo não consideraremos transferência como forma de evasão, segundo o que afirma a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (1996). Sobre esse assunto, Bardagi (2009) afirma que a partir do surgimento da evasão, houve uma intensificação das pesquisas acerca do tema a partir do ano de 1995, com a criação de uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através da Portaria SESu/MEC, indicando uma valorização política de tal fenômeno. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_cqoliveiraimnazevedo.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.