Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41879
Type: Artigo de Evento
Title: A profissão docente e a teoria da sua história: uma reflexão para educadores
Authors: Brandenburg, Cristine
Fialho, Lia Machado Fiuza
Santana, José Rogério
Keywords: Formação docente;Educação Formal;Educação profissional;História da docência no Brasil
Issue Date: 2014
Publisher: IMPRECE
Citation: BRANDENBURG, Cristine; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério. A profissão docente e a teoria da sua história: uma reflexão para educadores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1435-1442
Abstract in Brazilian Portuguese: A conjuntura das pesquisas na área da educação e no campo da formação de docentes e professores tem se tornado relevante, estabelecendo um cenário marcado por diferentes perspectivas. O presente artigo tem o intuito de contribuir com reflexões que versam em torno de questões da profissão docente, focando nos elementos que envolvem o educador no magistério, situando pressupostos históricos de um processo que deu origem a gênese da docência no Brasil. Este estudo vem somar com outros, com vistas à história da profissão docente e tem como objetivo contribuir para reflexão da docência como uma profissão, situando pressupostos históricos de educador no processo político de trabalho. Como metodologia optamos pela pesquisa bibliográfica, leituras e análises textuais a fim de contribuir com reflexões da origem da profissão docente, do educador como profissional e de suas interconexões com a política no seu universo do trabalho. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41879
ISBN: 978-85-8126-065-5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_cbrandenburglmffialho.pdf3,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.