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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorFonseca, Eveline Marques da-
dc.date.accessioned2019-05-22T13:13:29Z-
dc.date.available2019-05-22T13:13:29Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationFONSECA, Eveline Marques da. Ação do psicopedagogo numa perspectiva de escola inclusiva. 2005. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41871-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAção do psicopedagogo numa perspectiva de escola inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho focaliza o psicopedagogo numa perspectiva de escola inclusiva. Discute a problemática da educação inclusiva numa perspectiva psicopedagógica, visando destacar a carência às condições básicas de aprendizagem em alunos com necessidades educacionais especiais, geralmente excluídos do contexto escolar. O trabalho se preocupou em mostrar como o psicopedagogo exerce o papel de intervenção no processo em alunos com necessidades, sejam também temporárias ou definitivas, com diferentes modalidades de intervenção em parceria com a escola, contribuindo para minimizar as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de ensino e aprendizagem centrando na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, atribuindo proposta inclusiva, que os estimule a superar os problemas neste processo de forma gradual e dinâmica adotando formas de intervenção de acordo com as necessidades e habilidades de cada indivíduo. Essa proposta implica, necessariamente, que a psicopedagogia, em sua prática interventiva na escola inclusiva, trabalha identificando as necessidades individuais e sociais com posicionamento diante do processo de aprendizagem, orientados por concepções e práticas pedagógicas que atendem à diversidade humana, suprindo a necessidade da integração, no desenvolvimento de aprendizagem com intervenções psicopedagógicas proporcionando aos alunos com necessidades educacionais especiais, uma contribuição mais objetiva e concreta no que se refere à realidade. São constituídos meios de trabalho desenvolvidos em sala de aula e extra sala, com o objetivo de desenvolver todas as oportunidades possíveis para a aquisição de conhecimentos, informações e habilidades básicas. O psicopedagogo contribui com uma visão integrada de aprendizagem, possibilitando melhores condições para detectar com clareza os problemas de aprendizagem dos alunos, atendendo-os em suas necessidades e para sua permanência no contexto escolar.pt_BR
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