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dc.contributor.advisorHolanda, Helena Cláudia Frota de-
dc.contributor.authorBrito, Aurelinda Alves de-
dc.date.accessioned2019-05-22T13:04:04Z-
dc.date.available2019-05-22T13:04:04Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBRITO, Aurelinda Alves de. Afetividade em crianças pobres e sua relação com a aprendizagem escolar. 2005. 46f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41869-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAfetividade em crianças pobres e sua relação com a aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho versa sobre uma reflexão acerca da afetividade em criança pobre e sua relação com a aprendizagem escolar, considerando-se como base para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social, a qualidade dos cuidados dispensados à criança em suas necessidades básicas nos primeiros anos de vida. Numa descrição das características da criança pobre no contexto familiar, escolar e social, procurou-se correlacionar uma série de dificuldades vivenciadas por um grande número de crianças brasileiras à situações de ordem socioeconômica, muito embora outros fatores sejam apontados como causas, principalmente, para o fracasso escolar, onde a culpa é, em grande parte, atribuída à problemas individuais dos alunos, tendo em vista que a reação de muitos professores para questões específicas do ensino nas escolas em que predomina o padrão conservador utilizam estratégias de culpar a criança pelos próprios fracassos. A partir disso, enfocou-se a importância da afetividade na teoria Walloniana para o processo de construção do sujeito, bem como a relação afetiva professor-aluno têm contribuição essencialmente na evolução intelectual do educando. Assim sendo, pretendeu-se com este estudo, contribuir para o aperfeiçoamento de todas as pessoas e profissionais que lidam direto ou indiretamente com a criança em seu processo de desenvolvimento afetivo, intelectual e social. A abordagem da pesquisa foi através de uma revisão bibliográfica, que incluiu livros, artigos de jornais e de meios eletrônicos. As informações obtidas indicam que a afetividade em criança pobre e sua relação com a aprendizagem escolar está relacionada à situação socioeconômica, o nível cultural da família e o contexto social no qual a criança está inserida. Na análise dos fatores que contribuem para os problemas afetivos e intelectuais da criança em idade escolar verificou-se que vários profissionais da área educacional, psicopedagógica e psicológica estão empenhados no sentido de esclarecer a importância de entender a criança pobre em seu contexto social e escolar.pt_BR
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