Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41861
Tipo: TCC
Título: Fatores indutores da indisciplina na escola
Autor(es): Neves, Monique Macêdo
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Indisciplina na escola;Ensino
Data do documento: 2005
Citação: NEVES, Monique Macêdo. Fatores indutores da indisciplina na escola. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: No presente estudo, é feita uma reflexão teórica a respeito da indisciplina dos alunos na escola. Delimita-se a problemática – a analise da contextualização da indisciplina e dos agentes que servem como indutores destes atos. Aponta-se o contexto histórico-social, os pais e a escola como tendo grande responsabilidade sobre tudo que está acontecendo. Uma vez que ao invés de trabalharem em parceria, preferem ficar procurando o culpado. Neste sentido, busca-se trazer à tona as idéias dos diferentes autores sobre este tema. Mostrando como a indisciplina é expressa por cada sujeito e relacionada ao contexto em que ele estaria inserido. Sob a luz de referenciais teóricos, discute-se a indisciplina como um sintoma, e não como atitude de puro desrespeito, de intolerância e do não cumprimento de regras capazes de orientar a convivência de um grupo. Regras que devem ser elaboradas em conjunto com os alunos e obedecidas no cotidiano buscando uma produção escolar de melhor qualidade. Nesta monografia, também se apresenta ao leitor perspectivas de intervenção psicopedagógicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41861
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_mmneves.pdf622,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.