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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAragão, Maria do Socorro Silva de-
dc.contributor.authorBorges, Francisca Neuma Fechine-
dc.contributor.authorLucena, Geralda Soares-
dc.contributor.authorBezerra de Menezes, Cleusa Palmeira-
dc.date.accessioned2019-05-21T19:09:17Z-
dc.date.available2019-05-21T19:09:17Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationARAGÃO, Maria do Socorro Silva de; BORGES, Francisca Neuma Fechine; LUCENA, Geralda Soares; BEZERRA DE MENEZES, Cleusa Palmeira. O conto popular na Paraíba: um estudo linguístico-gramatical. Revista Leitura: teoria e prática, Campinas (SP), ano 13, n. 24, p. 107-115, dez. 1994.pt_BR
dc.identifier.issn0102-387X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41843-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Leitura: Teoria e Práticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popular do Nordestept_BR
dc.subjectEscolas rurais paraibanaspt_BR
dc.subjectManifestações artístico-culturaispt_BR
dc.subjectConto popularpt_BR
dc.titleO conto popular na Paraíba: um estudo linguístico-gramaticalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação é um processo que se inicia e se completa na família e na comunidade, vistas como extensões da escola formal. Assim, a família e a comunidade devem fornecer meios e ambiente de estimulação ao educando, complementando e suplementando o trabalho da escola, a fim de que ele possa desenvolver plenamente suas potencialidades e tenha condições de propor alternativas úteis à sua realidade regional. A nossa zona rural e a periferia de nossas cidades, particularmente no Nordeste, são carentes dos estímulos necessários ao desenvolvimento pleno do educando, de modo a torná-lo um cidadão capaz de contribuir para o maior desenvolvimento da própria região. Portanto, torna-se um dever das instituições responsáveis pela educação formal proporcionar os meios adequados para que a família e a comunidade possam complementar e suplementar a educação formal, através da educação informal.[...]Essas considerações estão na base da pesquisa "A Cultura Popular nas Escolas Rurais Paraibanas'', em realização na Universidade Federal da Paraíba, cujo objetivo principal é a recolha, análise, reelaboração e aproveitamento das manifestações artístico-culturais usadas como formas de comunicação e expressão daquelas comunidades, tais como: contos populares, usos e costumes, crenças, lendas e mitos, música, danças, teatro, artesanato, cozinha, medicina e meteorologia popular.[...]pt_BR
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