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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41843
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aragão, Maria do Socorro Silva de | - |
dc.contributor.author | Borges, Francisca Neuma Fechine | - |
dc.contributor.author | Lucena, Geralda Soares | - |
dc.contributor.author | Bezerra de Menezes, Cleusa Palmeira | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T19:09:17Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21T19:09:17Z | - |
dc.date.issued | 1994 | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de; BORGES, Francisca Neuma Fechine; LUCENA, Geralda Soares; BEZERRA DE MENEZES, Cleusa Palmeira. O conto popular na Paraíba: um estudo linguístico-gramatical. Revista Leitura: teoria e prática, Campinas (SP), ano 13, n. 24, p. 107-115, dez. 1994. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-387X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41843 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Leitura: Teoria e Prática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular do Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Escolas rurais paraibanas | pt_BR |
dc.subject | Manifestações artístico-culturais | pt_BR |
dc.subject | Conto popular | pt_BR |
dc.title | O conto popular na Paraíba: um estudo linguístico-gramatical | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação é um processo que se inicia e se completa na família e na comunidade, vistas como extensões da escola formal. Assim, a família e a comunidade devem fornecer meios e ambiente de estimulação ao educando, complementando e suplementando o trabalho da escola, a fim de que ele possa desenvolver plenamente suas potencialidades e tenha condições de propor alternativas úteis à sua realidade regional. A nossa zona rural e a periferia de nossas cidades, particularmente no Nordeste, são carentes dos estímulos necessários ao desenvolvimento pleno do educando, de modo a torná-lo um cidadão capaz de contribuir para o maior desenvolvimento da própria região. Portanto, torna-se um dever das instituições responsáveis pela educação formal proporcionar os meios adequados para que a família e a comunidade possam complementar e suplementar a educação formal, através da educação informal.[...]Essas considerações estão na base da pesquisa "A Cultura Popular nas Escolas Rurais Paraibanas'', em realização na Universidade Federal da Paraíba, cujo objetivo principal é a recolha, análise, reelaboração e aproveitamento das manifestações artístico-culturais usadas como formas de comunicação e expressão daquelas comunidades, tais como: contos populares, usos e costumes, crenças, lendas e mitos, música, danças, teatro, artesanato, cozinha, medicina e meteorologia popular.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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