Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Agrello, Marisa Pascarelli | - |
dc.contributor.author | Araújo, Eveline Mourão de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T15:28:44Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21T15:28:44Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Eveline Mourão de. Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.title | Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto monográfico tem como proposta apresentar como se processa a inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular, tendo por base o trabalho que é desenvolvido desde o ano de 1998 pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP, assim como também demonstrar como se dá esta transição e qual o papel da inclusão destas crianças na escola de ensino regular para o processo de inserção destas no social. Demonstrando a partir do exemplo da instituição Lugar de Vida a relevância da atuação dos profissionais envolvidos nesta tarefa específica, dentre os quais, optou-se por destacar o trabalho do acompanhante terapêutico e do psicopedagogo, profissionais que atuam intervindo diretamente nos dois espaços, pré-escola terapêutica e escola regular, lugares onde ocorre o processo e o desenvolvimento da aquisição de aprendizagem. Sendo o acompanhante terapêutico o profissional que acompanha a criança em todos os ambientes pelos quais circula socialmente, atuando como aquele que lhe ajuda a fazer laço como o social, fazendo-o assumir um lugar de sujeito de seu próprio desejo, sua singularidade, seu lugar como cidadão. E ao psicopedagogo reserva-se a tarefa de planejar e executar um acompanhamento psicopedagógico que envolve a criança, seus pais, o acompanhante terapêutico, a escola e toda a equipe interdisciplinar que também a acompanham. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_emaraujo.pdf | 303,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.