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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorOliveira, Carolinda Vilma Soares de-
dc.date.accessioned2019-05-21T15:16:34Z-
dc.date.available2019-05-21T15:16:34Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carolinda Vilma Soares de. Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. 2005. 53f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41830-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrestratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do ensino fundamental, bem como verificar possíveis relações entre o uso de estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar por parte destes. Inicialmente, discorreu-se sobre o Sistema Educacional Brasileiro; abordando a pedagogia tradicional, fracasso escolar e suas causas, a busca de uma nova escola, o papel da escola e do educador no processo ensino-aprendizagem e as características da escola de ensino fundamental no Brasil. Na seqüência, discutiu-se, às estratégias de aprendizagem e a sua importância para o sucesso escolar, dividido em cinco tópicos: conceitos de aprendizagem e de estratégias de aprendizagem, teorias de aprendizagem (comportamentalista, humanista e cognitivista), importância da teoria cognitiva, importância de estratégias de aprendizagem para o sucesso escolar e pesquisas sobre a importância do uso de estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental do Brasil. Na terceira parte do trabalho foram identificadas algumas estratégias de aprendizagem que favorecem um bom desempenho escolar. O trabalho foi feito com a finalidade de propiciar um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem de modo a favorecer o aprendizado em sala de aula, o desenvolvimento da motivação positiva para a aprendizagem, como também possibilitar a passagem gradual da regulação da aprendizagem realizada pelo educador para o controle pessoal exercido pelo aluno. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que existem relações significativas entre desempenho escolar e o uso de algumas estratégias de aprendizagem e que estratégias de aprendizagem podem ser ensinadas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. No entanto, a importância da instrução de estratégias de aprendizagem tem sido pouco investigada no Brasil. Considera-se importante a elaboração de futuros trabalhos sobre este tema, de forma, que se abasteçam de mais informações do que se teve oportunidade nesta monografia.pt_BR
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