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Tipo: Dissertação
Título: Imperativos midiáticos na corporeidade de jovens em tratamento oncológico: uma análise teórico-crítica
Título em inglês: Media imperatives in young women corporeity under oncological treatment: a theoretical-critical analysis
Autor(es): Aragão, Danyelle Almeida
Orientador: Severiano, Maria de Fátima Vieira
Palavras-chave: Corpo;Oncologia;Indústria Cultural;Body;Oncology;Culture Industry
Data do documento: 2019
Citação: ARAGÃO, Danyelle Almeida. Imperativos midiáticos na corporeidade de jovens em tratamento oncológico: uma análise teórico-crítica. 148f. - Dissertação - Universidade Federal do Ceará, Program de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2019
Resumo: A Sociedade de Consumo Contemporânea apresenta transformações inéditas de ordem econômica, técnica, social e cultural, que implicam novos modos de subjetivação e de socialização, a partir, dentre outras instâncias, da Indústria Cultural. Seus imperativos midiáticos veiculam promessas de plena satisfação, associadas a um dado modelo de corpo ideal – fitness. Diante disso, esta pesquisa objetiva investigar os enunciados online de sujeitos à margem da normatização cotidiana, neste caso, jovens mulheres em tratamento oncológico, considerando o modo com que os imperativos midiáticos do corpo idealizado do consumo as afetam. Para tal, utilizamos prioritariamente do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, cuja estratégia metodológica se pauta na observação dialética do fenômeno particular como indício do que assola a totalidade do social, a fim de expor suas tensões inerentes. Assim, empreendemos uma pesquisa teórico-crítica na rede social Instagram e na plataforma Youtube, em duas etapas. Primeiramente foram investigados os enunciados de mulheres consideradas portadoras do corpo idealizado do consumo, as “Musas fitness” – enquanto modelo padrão a ser seguido; em seguida, exploramos publicações de jovens em tratamento oncológico, com vistas a detectar as relações entre os seus discursos e os das primeiras. Encontramos dois segmentos diversos entre as jovens adoecidas: as que sustentavam a preocupação com um corpo normatizado e aquelas que versavam sobre as suas transformações físicas desvinculadas da busca por uma imagem idealizada. A partir da análise do material coletado, obtivemos três categorias temáticas recorrentes, Felicidade Compulsória, Atenção à Aparência e Transparência nas Imagens, as quais expressam a influência midiática do corpo idealizado. Reproduzidas, em alguns aspectos, também pelas jovens adoecidas, observamos que os ideais da atualidade se fundamentam sob a performatização da felicidade e da omissão do mal-estar, de modo a estabelecer um gerenciamento instrumental sobre a subjetividade. Como reflexões da pesquisa, os resultados reiteram a crítica frankfurtiana de que a Indústria Cultural mantém seus fins de homogeneização, tida como “pluralidade de mercado”, imprimindo novos e sutis modos de controle e de subjetivação do corpo, mesmo naquelas que, em face do sofrimento da enfermidade, não se encaixam no padrão idealizado. Como índice representativo da compulsão à felicidade, apresentamos, por fim, a figura do coaching oncológico para posteriores estudos.
Abstract: The Contemporary Consumer Society presents unprecedented economic, technical, social and cultural transformations, implying new modes of subjectification and socialization, originated from, among other instances, the Cultural Industry. Their media imperatives perpetuate full satisfaction promises, associated with a given body model ideal - fitness. Therefore, this research aims to investigate the online statements of subjects on the margins from ordinary pattern, in this case, young women under cancer treatment, considering the way in which the media imperatives of the idealized consumption body affect them. Accordingly, we use as a priority the theoretical-methodological reference of Critical Theory from the Frankfurt School, whose methodological strategy is based on the dialectical observation of the particular phenomenon as an indication of what occur in the social whole, in order to expose its inherent tensions. Thus, we undertake a theoretical-critical research in the Instagram social network and the Youtube platform, in two stages. First, the statements of women considered to be carriers of the idealized consumption body, the "fitness Muses" - as the standard model to be followed - were investigated; then we explored publications of young women under cancer treatment to detect the relations between their speeches and those first. We found two different segments among the diseased young women: those who maintained the concern with a normalized body and those that dealt with their physical transformations unrelated to the search for an idealized image. From the analysis of the collected material, we obtained three recurrent thematic categories: Compulsive Happiness, Attention to Appearance and Transparency in Images, which express the mediatic influence of the idealized body. Reproduced in some aspects also by the diseased young women, we observe that today's ideals are based on the performatization of happiness and the omission of suffering, in order to establish an instrumental management of subjectivity. As reflections of the research, the results reiterate the frankfurtian criticism that the Cultural Industry maintains its homogenization aims, considered as “market plurality”, imparting new and subtle modes of control and subjectivation concerning the body, even in those that, due to the suffering of the cancer disease, do not fit into the idealized pattern. As a representative index of the compulsion to happiness, we present, at the end, the oncological coaching for further studies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41829
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