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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSantos, Ana Régia Silva dos-
dc.date.accessioned2019-05-21T13:23:16Z-
dc.date.available2019-05-21T13:23:16Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Régia Silva dos. Indisciplina escolar no ensino fundamental. 2005. 44f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41820-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleIndisciplina escolar no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a Indisciplina Escolar no Ensino Fundamental observada a partir do desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula, analisando-a na perspectiva da Psicopedagogia. O que é Disciplina ou Indisciplina Escolar? Qual a importância de se fazer um estudo dessa natureza? Até que ponto a Instituição Escolar é responsável por ações, caracteristicamente, de indisciplina? E a Psicopedagogia, de que forma pode contribuir para o desenvolvimento de atividades disciplinares ou de orientação aos professores, dentro da Instituição Escolar? Que visão tem a Psicopedagogia sobre a questão disciplinar? Sabe-se que este problema vem sendo discutido, refletido e estudado desde que o homem começou a tomar consciência da responsabilidade com a educação de seus filhos, como condição necessária da própria convivência. O trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, pois tenta conhecer o que pensam os estudiosos e os educadores sobre a disciplina escolar e sobre as mudanças necessárias na mentalidade educacional dos profissionais comprometidos com uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Está alicerçada na leitura de trabalhos e livros na área da Psicopedagogia e sobre a questão disciplinar, como forma de entender como o ser humano espera conviver com os demais se não houver um respeito a normas e regras de comportamento estabelecidas, como necessárias, pela sociedade. No momento, faz-se necessário um trabalho de educação nesse sentido. Fica a esperança de que o homem entenda que ele é apenas um elo nessa “corrente” tão grande chamada humanidade.pt_BR
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