Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41820
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Régia Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T13:23:16Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21T13:23:16Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Régia Silva dos. Indisciplina escolar no ensino fundamental. 2005. 44f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41820 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.title | Indisciplina escolar no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a Indisciplina Escolar no Ensino Fundamental observada a partir do desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula, analisando-a na perspectiva da Psicopedagogia. O que é Disciplina ou Indisciplina Escolar? Qual a importância de se fazer um estudo dessa natureza? Até que ponto a Instituição Escolar é responsável por ações, caracteristicamente, de indisciplina? E a Psicopedagogia, de que forma pode contribuir para o desenvolvimento de atividades disciplinares ou de orientação aos professores, dentro da Instituição Escolar? Que visão tem a Psicopedagogia sobre a questão disciplinar? Sabe-se que este problema vem sendo discutido, refletido e estudado desde que o homem começou a tomar consciência da responsabilidade com a educação de seus filhos, como condição necessária da própria convivência. O trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, pois tenta conhecer o que pensam os estudiosos e os educadores sobre a disciplina escolar e sobre as mudanças necessárias na mentalidade educacional dos profissionais comprometidos com uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Está alicerçada na leitura de trabalhos e livros na área da Psicopedagogia e sobre a questão disciplinar, como forma de entender como o ser humano espera conviver com os demais se não houver um respeito a normas e regras de comportamento estabelecidas, como necessárias, pela sociedade. No momento, faz-se necessário um trabalho de educação nesse sentido. Fica a esperança de que o homem entenda que ele é apenas um elo nessa “corrente” tão grande chamada humanidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_arssantos.pdf | 295,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.