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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorJustino, Alessandra de Oliveira Barros-
dc.date.accessioned2019-05-21T13:17:30Z-
dc.date.available2019-05-21T13:17:30Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationJUSTINO, Alessandra de Oliveira Barros. Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica. 2005. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41819-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.titleBrinquedo numa perspectiva psicopedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho surgiu da necessidade de responder algumas destas questões, aos colegas da área de educação, diretores e professores que buscam uma "fórmula mágica", para a colocação dos brinquedos como recursos para a aprendizagem nas suas escolas. O mesmo tem a preocupação de explorar os benefícios de brinquedos e de brincadeiras como recursos da psicopedagogia para o desenvolvimento das crianças e valorizar a importância em usá-los adequadamente na formação de crianças bem desenvolvidas e, conseqüentemente, cidadãos integrados socialmente. Foi utilizado para a fundamentação deste estudo, pesquisa bibliográfica, sendo basicamente obras publicadas que tenham relação com o tema. No primeiro momento fez-se necessário uma abordagem teórica sobre a aprendizagem da criança para que se possa situar o estudo. Na seqüência são apontadas as principais características da aprendizagem infantil e os estágios segundo Piaget, o brinquedo como instrumento no desenvolvimento infantil e o papel do adulto. Espera-se que estes conhecimentos sejam utilizados por educadores, pais e pessoas que estejam interessadas no tema como subsídio para promovera aprendizagem da criança. Através desta vivência constatou-se que o trabalho psicopedagógico deve ser desenvolvido na instituição escolar, visando amenizar os conflitos ocasionados pelos problemas de aprendizagem. Portanto, o psicopedagogo deverá perceber os canais que facilitarão sua atuação como agente de mudança dentro da Instituição, sem que esta perceba e se torne contraditória. Finalizando, acrescenta-se que vale ressaltar o fato de que o psicopedagogo deve ser um facilitador e contribuir para evitar o fracasso escolar, procurando na Instituição desenvolver um trabalho de aprofundamento do conhecimento, numa reflexão coletiva.pt_BR
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