Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorPaiva, Aldênia Núbia Gomes Ferreira-
dc.date.accessioned2019-05-21T13:11:14Z-
dc.date.available2019-05-21T13:11:14Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPAIVA, Aldênia Núbia Gomes Ferreira. Influência do lúdico no processo de aprendizagem. 2005. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41816-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleInfluência do lúdico no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho faz uma abordagem sobre a influencia do lúdico no processo de aprendizagem, tendo como objetivo correlacionar o lúdico, a brincadeira de infância, como recurso capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, bem como fazer associação da atividade nervosa à cognição, objeto de estudo da neuropsicologia. A complexidade que o tema possui justifica o interesse pelo desenvolvimento do estudo. Para sua concretização foi feita uma pesquisa bibliográfica firmada em autores entre os quais pode-se citar Piaget (1997), Vygostky (1989), Manacorda (2000), Macedo (1994), Kishimoto (1998), entre outros. Consta o referido estudo de três capítulos, onde em primeiro plano faz um comentário sobre o brincar no contexto da história, destacando assim uma trajetória sobre os princípios fundamentais desta atividade que quando monitorada por pessoas qualificadas pode-se favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da criança. O segundo capítulo consta de um estudo sobre os aspectos cognitivo e afetivo do processo de aprendizagem, dando neste sentido uma fundamentação psicológica e pedagógica ao estudo, no terceiro capítulo tece comentário sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Após este estudo chegar a conclusão de que o lúdico detém significativa importância no contexto do processo de aprendizagem, tendo em vista favorecer o despertar do interesse e da percepção.pt_BR
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_angfpaiva.pdf429,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.