Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Paiva, Aldênia Núbia Gomes Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T13:11:14Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21T13:11:14Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Aldênia Núbia Gomes Ferreira. Influência do lúdico no processo de aprendizagem. 2005. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41816 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Influência do lúdico no processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho faz uma abordagem sobre a influencia do lúdico no processo de aprendizagem, tendo como objetivo correlacionar o lúdico, a brincadeira de infância, como recurso capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, bem como fazer associação da atividade nervosa à cognição, objeto de estudo da neuropsicologia. A complexidade que o tema possui justifica o interesse pelo desenvolvimento do estudo. Para sua concretização foi feita uma pesquisa bibliográfica firmada em autores entre os quais pode-se citar Piaget (1997), Vygostky (1989), Manacorda (2000), Macedo (1994), Kishimoto (1998), entre outros. Consta o referido estudo de três capítulos, onde em primeiro plano faz um comentário sobre o brincar no contexto da história, destacando assim uma trajetória sobre os princípios fundamentais desta atividade que quando monitorada por pessoas qualificadas pode-se favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da criança. O segundo capítulo consta de um estudo sobre os aspectos cognitivo e afetivo do processo de aprendizagem, dando neste sentido uma fundamentação psicológica e pedagógica ao estudo, no terceiro capítulo tece comentário sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Após este estudo chegar a conclusão de que o lúdico detém significativa importância no contexto do processo de aprendizagem, tendo em vista favorecer o despertar do interesse e da percepção. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_angfpaiva.pdf | 429,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.