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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Edilene da Silva-
dc.contributor.authorBezerra, Sonally Albino da Silva-
dc.contributor.authorLima, Núzia Roberta-
dc.date.accessioned2019-05-20T19:17:12Z-
dc.date.available2019-05-20T19:17:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edilene da Silva; BEZERRA, Sonally Albino da Silva; LIMA, Núzia Roberta. A brincadeira e o movimento infantil: relato de experiência. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1354-1366.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41801-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectO brincarpt_BR
dc.subjectMovimento da criançapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.titleA brincadeira e o movimento infantil: relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, está por sua vez tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos tanto físico, psicológico, intelectual quanto social. O que acontece durante a infância marca profundamente o desenvolvimento da mesma. Nessa perspectiva, o trabalho aborda o brincar através do movimento da criança na Educação Infantil como um instrumento fundamental para o desenvolvimento integral infantil, contribuindo para a autonomia motora, afetividade e o cognitivo, assim como as atividades lúdicas que proporcionam capacidades de agir e inventar. O brincar é uma ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano em longo prazo (KISHIMOTO, 2001). A partir da ideia inicial, relataremos experiências da Prática Pedagógica Programada I que é um componente curricular do Curso de Pedagogia, disciplina que nos deu a oportunidade de termos o primeiro contato com a escola, evidenciando a observação realizada em uma UEI, com o intuito de conhecer a ação das professoras polivalentes em relação ao lidar com as brincadeiras a partir do movimento e sua relação com a aprendizagem das crianças. [...]pt_BR
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