Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Edilene da Silva | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Sonally Albino da Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, Núzia Roberta | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T19:17:12Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T19:17:12Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Edilene da Silva; BEZERRA, Sonally Albino da Silva; LIMA, Núzia Roberta. A brincadeira e o movimento infantil: relato de experiência. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1354-1366. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41801 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | O brincar | pt_BR |
dc.subject | Movimento da criança | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | A brincadeira e o movimento infantil: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, está por sua vez tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos tanto físico, psicológico, intelectual quanto social. O que acontece durante a infância marca profundamente o desenvolvimento da mesma. Nessa perspectiva, o trabalho aborda o brincar através do movimento da criança na Educação Infantil como um instrumento fundamental para o desenvolvimento integral infantil, contribuindo para a autonomia motora, afetividade e o cognitivo, assim como as atividades lúdicas que proporcionam capacidades de agir e inventar. O brincar é uma ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano em longo prazo (KISHIMOTO, 2001). A partir da ideia inicial, relataremos experiências da Prática Pedagógica Programada I que é um componente curricular do Curso de Pedagogia, disciplina que nos deu a oportunidade de termos o primeiro contato com a escola, evidenciando a observação realizada em uma UEI, com o intuito de conhecer a ação das professoras polivalentes em relação ao lidar com as brincadeiras a partir do movimento e sua relação com a aprendizagem das crianças. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_esoliveirasasbezerra.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.