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dc.contributor.authorSilva, Josier Ferreira da-
dc.date.accessioned2019-05-20T19:07:52Z-
dc.date.available2019-05-20T19:07:52Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSILVA, Josier Ferreira da. A influência do catolicismo social na educação a partir dos círculos operários (concepções teórico-metodológicas). In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 283-293.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41798-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEnsino- religiãopt_BR
dc.titleA influência do catolicismo social na educação a partir dos círculos operários (concepções teórico-metodológicas)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPreconizado pelo padre francês Robert de Lamenais (1782-1854), o catolicismo social ou socialismo cristão consiste na ação política da Igreja católica na defesa da reforma do capitalismo para a humanização da sociedade como forma de impedir a exploração dos trabalhadores. Defendia a ampla distribuição da propriedade privada, contudo, rejeitava o socialismo revolucionário e as mudanças estruturais da sociedade capitalista. O catolicismo social foi legitimado a partir da encíclica Rerum Novarum, (das coisas novas) de 1891, lançada pelo papa Leão XIII. A sua influência no Brasil se faz presente até aos dias atuais, integrando os discursos das lideranças classistas e normalizando as relações trabalhistas, assistenciais e previdenciárias.[...]pt_BR
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