Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41790
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Ensino Secundário no Ceará entre os anos de 1917-1920: o que sinaliza a educação dos nossos jovens?
Autor(es): Oliveira, Joyce Carneiro de
Palavras-chave: I Guerra Mundial;Ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: OLIVEIRA, Joyce Carneiro de. O Ensino Secundário no Ceará entre os anos de 1917-1920: o que sinaliza a educação dos nossos jovens? In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 262-270.
Resumo: Esse trabalho pretende discutir a organização do ensino médio após a I Guerra Mundial, quando os princípios da escola passam a ser revistos, no sentido de garantir uma nova configuração da sociedade. No decorrer desse artigo procuramos situar o ensino secundário no momento em questão observando algumas das ações e idéias que movimentavam a política, economia e a sociedade. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico na literatura da história da educação, recorrendo a fontes primárias, nesse caso, escolhemos três relatórios de governos compreendidos entre os anos de 1917 a 1920. Serão essas fontes que possibilitarão o início de um entendimento acerca da ação sistemática do Estado em orientar, supervisionar e provir o ensino secundário do Ceará, considerando o contexto no qual ele estava inserido. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41790
ISBN: 85 7282 202 X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_jcoliveira.pdf32,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.