Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41788
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Jeimes Mazza Correia | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T18:16:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T18:16:56Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Jeimes Mazza Correia. Acordos MEC-USAID e ensinos de 1º e 2º graus. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 232-247. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41788 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Acordos MEC-USAID | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Acordos MEC-USAID e ensinos de 1º e 2º graus | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por finalidade levantar algumas discussões em torno dos acordos MEC-USAID, buscando sua relação com as reformas educacionais organizadas ao longo das décadas de 1960 e 1970, analisando o contexto econômico que permeava esse momento, além de evidenciar a presença de elementos da Doutrina de Segurança Nacional na montagem do arcabouço ideológico que deu sustentação ao regime militar instaurado em março de 1964. A organização da estrutura educacional brasileira, no final da década de 1960, apresenta sinais claros de fazer parte de um amplo projeto reformista que não se destaca apenas no aspecto econômico, esse ambiente de reforma sinalizado pelos interlocutores do regime militar, gradualmente chega às questões educacionais, que por sinal nunca ficou descontextualizada dos grandes projetos políticos, além de envolvê-las, certamente, as legislações específicas nesse sentido dariam a conotação desejada pelo regime militar. O processo de envolvimento da educação nas questões econômicas em alguns momentos nos remete ao plano internacional, são, portanto, reflexo de acordos bilaterais, em alguns casos, ou fazem parte de contextos mais amplos de cooperação internacional, que envolvem realidades mais profundas na relação com os níveis de escolaridade e ampliação da qualificação de mão-de-obra.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_jmclima.pdf | 52,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.