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dc.contributor.authorLima, Jeimes Mazza Correia-
dc.date.accessioned2019-05-20T18:16:56Z-
dc.date.available2019-05-20T18:16:56Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLIMA, Jeimes Mazza Correia. Acordos MEC-USAID e ensinos de 1º e 2º graus. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 232-247.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41788-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAcordos MEC-USAIDpt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleAcordos MEC-USAID e ensinos de 1º e 2º grauspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por finalidade levantar algumas discussões em torno dos acordos MEC-USAID, buscando sua relação com as reformas educacionais organizadas ao longo das décadas de 1960 e 1970, analisando o contexto econômico que permeava esse momento, além de evidenciar a presença de elementos da Doutrina de Segurança Nacional na montagem do arcabouço ideológico que deu sustentação ao regime militar instaurado em março de 1964. A organização da estrutura educacional brasileira, no final da década de 1960, apresenta sinais claros de fazer parte de um amplo projeto reformista que não se destaca apenas no aspecto econômico, esse ambiente de reforma sinalizado pelos interlocutores do regime militar, gradualmente chega às questões educacionais, que por sinal nunca ficou descontextualizada dos grandes projetos políticos, além de envolvê-las, certamente, as legislações específicas nesse sentido dariam a conotação desejada pelo regime militar. O processo de envolvimento da educação nas questões econômicas em alguns momentos nos remete ao plano internacional, são, portanto, reflexo de acordos bilaterais, em alguns casos, ou fazem parte de contextos mais amplos de cooperação internacional, que envolvem realidades mais profundas na relação com os níveis de escolaridade e ampliação da qualificação de mão-de-obra.[...]pt_BR
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