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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Antônio Wellington de-
dc.date.accessioned2019-05-20T14:19:14Z-
dc.date.available2019-05-20T14:19:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Antônio Wellington de. Sebastiana: leituras sobre as ordens penitentes no Cariri. Revista Ângulo, Lorena(SP), n. 109, p. 50-52, abr./jun. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn0101-191X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41785-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Ângulopt_BR
dc.subjectSão Sebastiãopt_BR
dc.subjectOrdens penitentes no Cariript_BR
dc.subjectJoaquim Mulatopt_BR
dc.titleSebastiana: leituras sobre as ordens penitentes no Cariript_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm espasmo. Estremecimento. O corpo se espicha. Êxtase ou convulsão de dor? Há tensão por todo lado. Mesmo na sutil flexão do joelho esquerdo – recurso grego para sugerir leveza e movimento à "dureza" da estatuária egípcia –, ela permanece. É um gesto isolado do resto do movimento do corpo. Nem o quadril, nem o ombro acompanham o derrear da perna. O ombro que lhe é correspondente, noto, até infla-se mais que o do outro lado. [...] O que se passa aqui é outra coisa. Não se trata de conferir ou denegar o estatuto de obra de arte ao São Sebastião de Joaquim Mulato, decurião em Barbalha. Pura tautologia. Devo ir para longe do conceito romântico de arte – pura erudição, fruto refinado da elevação da razão, do espírito humano, do gênio; primor técnico e complexidade simbólica – ou devo dizer, ideológica? – e recuperar a complexidade e abertura do fenômeno. [...]pt_BR
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