Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPires, Márcia Gardênia Lustosa-
dc.contributor.authorBezerra, Tânia Serra Azul Machado-
dc.contributor.authorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.contributor.authorOliveira, Elenilce Gomes de-
dc.contributor.authorSousa, Antonia de Abreu-
dc.date.accessioned2019-05-20T12:57:25Z-
dc.date.available2019-05-20T12:57:25Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPIRES, Márcia Gardênia Lustosa; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; SOUSA, Antonia de Abreu. Políticas educacionais em tempos neoliberais: a reposição do dualismo educacional na sociedade contemporânea. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 42-53.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41781-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titlePolíticas educacionais em tempos neoliberais: a reposição do dualismo educacional na sociedade contemporâneapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste ensaio traz uma discussão inicial sobre a educação e sua vinculação com alguns aspectos políticos e econômicos da sociedade contemporânea, notadamente, com as políticas educacionais que se evidenciam a partir das teses neoliberais. Assim, objetivamos instigar uma reflexão sobre o papel que a educação assume nesse momento histórico e sobre as exigências de elevação do nível deescolarização, bastante relevantes no atual estágio de acumulação de capital. Como enfatiza Gohn (2002:95) “a educação ganha importância na nova conjuntura da era da globalização, porque o elevado grau de competitividade ampliou a demanda por conhecimentos e informação”. Nesse sentido, articulando-se com o pensamento de Frigotto (2003) pode-se afirmar que a sociedade atual passa por “uma crise mais geral do processo civilizatório, materializada de um lado pelo colapso do socialismo real e, de outro lado pelo esgotamento do mais longo e bem sucedido período de acumulação capitalista”(Idem, p. 59). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_mglpires.pdf41,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.