Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Ana Carmita Bezerra de | - |
dc.contributor.author | Mendes, José Ernandi | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T12:14:39Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T12:14:39Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Carmita Bezerra de; MENDES, José Ernandi. Aspectos históricos da profissionalização docente: entre a religião e a feminização. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 12-18. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41777 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Magistério | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Aspectos históricos da profissionalização docente: entre a religião e a feminização | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A gênese do magistério, como existe hoje, ocorre a partir do século XV, junto às transformações que produziram a Modernidade. Com o surgimento das cidades, nos séculos XI, XII e XIII, assiste-se ao aparecimento de um novo modelo de educação, sintonizado com os objetivos da classe em ascensão, a burguesia. É desta época que aparecem as primeiras escolas, cujos profissionais são nomeados por autoridades municipais. Esboça-se a estrutura escolar tal qual conhecemos, porém, somente a partir do século XV é que vão surgir instituições voltadas à educação de crianças. As transformações experimentadas entre a Idade Média e a Modernidade têm grande influência no processo de mudanças das representações sociais de homem e de mundo. A educação torna-se, gradativamente, expressão da relação com o trabalho, promovendo o “desejo de adquirir”, bastante identificado com o espírito de “iniciativa privada” inerente ao modo de produção capitalista. Com os novos parâmetros de civilização, surge uma concepção de infância e de sociedade disciplinadora, necessária à produção de indivíduos que se submetam aos objetivos da racionalidade. Portanto, a partir do século XVI, num contexto fortemente influenciado pela Reforma Protestante, cresce a importância da educação, fomentando nas massas a necessidade de conhecer a Bíblia através da leitura. c[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_acbsouza.pdf | 25,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.