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dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorReginaldo, Sídney Guerra-
dc.date.accessioned2019-05-17T17:35:15Z-
dc.date.available2019-05-17T17:35:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationREGINALDO, Sídney Guerra. A visão humanística do direito na educação jurídica: um estudo sobre o Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará. Relatório final de pós-doutorado. 2019. 76f. Relatório (Pós-Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41762-
dc.description.abstractThis study about “The humanistic of Law in legal education: a study about the Law Degree Program of Universidade Federal do Ceará” is a research of the post doctorate in Education by the Universidade Federal do Ceará, in the Law course in the same institution. It focuses on the pedagogical and humanistic formation of their students. The research had, as an objective, the construction of active methodologies and the implementation of new technologies on the student’s humanistic formation in the Law Degree Program of Universidade Federal do Ceará. The research, also, observes, in a specific manner, the course disciplines, methodologies that are being applied on the development of the humanist formation of their and the implementation of new technologies on the development. With this intention, It will analyses the curricular documentation, legislation and will work in a collaborative with different agents in the Law course with the objective with the objective of establish pedagogical, pointing data that will be useful for the improvement of the humanist formation of the students of Universidade Federal do Ceará. It has, as an objective, to establish the similarities and differences in the formation of the law students of Universidade Federal do Ceará in order to help with the implementation of a new didactic curriculum, new methodologies and new technologies, contributing more in the pedagogical formation of the students and professors. In the methodological procedures, a epistemological approach was used in the qualitative field, bibliography research and document research, interviews with professors, approaching questions related to the research with the objective of doing a comparing analysis of the methodologies being used in the classroom since the creation of the Law course of the Universidade Federal do Ceará, the academic curriculum that were implemented, the Pedagogical Political programs, the destined spaces to academic curriculum that involves contemporary relevant themes like inclusion, diversity, special education, multiculturalism and new technologies. The results point to the necessity of an improvement on the use of new active and didactical methodologies in classroom, with the use of new technologies, reformulating the Political and Pedagogical Program of the course, with the ends to guarantee a quality education, human with social rights secured for all society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectDireito, cursopt_BR
dc.subjectEducação Humanísticapt_BR
dc.subjectEducação Alternativapt_BR
dc.subjectMetodologia do Ensinopt_BR
dc.subjectJustiça Socialpt_BR
dc.titleA visão humanística do direito na educação jurídica: um estudo sobre o Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará. Relatório final de pós-doutorado.pt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo sobre “A visão humanística do Direito na educação jurídica: um estudo sobre o curso de Direito da Universidade Federal do Ceará" se constituiu no desenvolvimento de uma pesquisa de pós-doutoramento em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, acerca da formação humanística-pedagógica de seus alunos. A pesquisa teve como objetivo a construção de metodologias ativas e a implementação das novas tecnologias na formação humanística dos estudantes da graduação do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará. Neste sentido, a pesquisa aportou a construção de um observatório atendendo, de maneira específica, a análise da matriz curricular e das metodologias aplicadas e a implementação das novas tecnologias para o desenvolvimento dos processos educativos na graduação do curso de Direito, na formação humanista de seus alunos. A tal efeito, restou analisado documentações curriculares, legislativas e se trabalhou de maneira colaborativa com distintos agentes do curso de Direito a fim de estabelecer critérios pedagógicos, onde se aportou dados que permitiram dispor de um estudo para o melhoramento na pedagogia do ensino jurídico dos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará. Objetivou estabelecer semelhanças e diferenças na formação dos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará a fim de aportar a construção pedagógica humanista, com implementação de uma nova matriz curricular, novas metodologias e novas tecnologias nesse domínio, contribuindo na formação pedagógica dos educandos e na formação da didática dos professores. Os procedimentos metodológicos se embasaram em uma abordagem epistemológica no campo qualitativo, busca bibliográfica e documental, conversas, em forma de entrevista, estruturadas e semi-estruturadas com professores e aluno, abordando questões atinentes à pesquisa, propondo a desenvolver uma análise comparativa das metodologias aplicadas em sala de aula pelos professores desde a criação do curso de Direito na Universidade Federal do Ceará, as matrizes curriculares, o projeto político e pedagógico do curso, que foram implementadas, o espaço destinado nos planos curriculares a temas relevantes na contemporaneidade tais como inclusão, diversidade, educação especial, multiculturalismo e novas tecnologias, além da analise de documentações normativas referentes às políticas que incidem sobre a formação humanista dos alunos. Os resultados apontaram a necessidade de um aprimoramento da utilização de novas metodologias ativas e didáticas em sala de aula, com o uso de novas tecnologias, reformulando o Projeto Político e Pedagógico do curso de Direito, visando garantir uma educação de qualidade, humana, como direito social assegurado para toda sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Relatórios - Pós-doutorado

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