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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santana, Maiara Damasceno da Silva | - |
dc.contributor.author | Marques, Alexsandro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T18:40:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-15T18:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Maiara Damasceno da Silva; MARQUES, Alexsandro da Silva. O papel da educação na produção estética de mulheres negras. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1305-1316. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41696 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Democracia racial | pt_BR |
dc.title | O papel da educação na produção estética de mulheres negras | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Não é nenhuma novidade a afirmação de que a escola, mesmo sendo vista como “instituição e espaço por excelência da democracia racial” (ARROYO, 2007, p.116), tem se colocado a parte nas discussões étnicas ou então se comportado de maneira apática no tratamento dessas questões. O fato é que diante do cenário político/ social atual, de uma crescente mobilização e (re)ação dos movimentos negros e indígenas, da inserção dessa temática étnica nos Parâmetros Curriculares Nacionais, através de temas transversais e da regulamentação de algumas leis, a escola viu-se obrigada a incluir essas questões nos currículos e projetos pedagógicos. A partir dessa conjuntura, a escola começa a trabalhar em seu currículo, propostas pedagógicas e projetos de intervenção que contemplam as temáticas negra e indígena, porém, quase sempre de maneira falseada, acrítica e estereotipada, negando o continuum civilizatório da dinâmica existencial desses povos. Essa característica é assumida através de práticas pedagógicas ideologicamente eurocêntricas, através da utilização de materiais didáticos (todos aqueles que subsidiam os professores no processo de ensino – aprendizagem, não apenas o livro didático) que retratam as populações negras e indígenas de forma preconceituosa e racista. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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