Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41690
Tipo: Livro
Título: Jurema Sagrada: do Nordeste Brasileiro à Península Ibérica
Autor(es): Burgos, Arnaldo Beltrão
Pordeus Júnior, Ismael de Andrade
Palavras-chave: Jurema Sagrada;Umbanda;Culto luso-afro-brasileiro;Península Ibérica
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: BURGOS, Arnaldo Beltrão (textos); PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade (org.). Jurema Sagrada: do Nordeste Brasileiro à Península Ibérica. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. 268 p.
Resumo: Jurema sagrada - do Nordeste Brasileiro à Península Ibérica, livro escrito por Arnaldo Beltrão Burgos, e organizado por mim, é fruto de uma pesquisa na área de transnacionalidade das religiões luso-afro-brasileiras instaladas em Portugal, - desde a década de setenta do século XX -, cujas matrizes se encontram no Brasil. Trabalho no estudo desse processo há quase duas décadas, e já publiquei dois livros e diversos ensaios em anais e revistas acadêmicas, tanto no Brasil como na Europa. Depois da Umbanda e do Candomblé, a Jurema é a mais recente religião a entrar nesse complexo de transnacionalização. Penso que a ideia de transnacionalidade, compreendida em termos de produção e das representações, dá conta do problema relativo à presença das religiões Lusoafrobrasileiras em Portugal.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41690
ISBN: 978-85-7563944-3
Aparece nas coleções:CH - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_liv_iapordeusjunior.pdf139,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.