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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinho, Silvana de Sousa-
dc.date.accessioned2019-05-15T13:25:21Z-
dc.date.available2019-05-15T13:25:21Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPINHO, Silvana de Sousa. Embates políticos sobre as propostas de “federalização” e “uniformização” da educação nas reformas da década de 1920. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 260-278.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41681-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectReforma Cearense de 1922pt_BR
dc.subjectDivisão de responsabilidade atribuídapt_BR
dc.titleEmbates políticos sobre as propostas de “federalização” e “uniformização” da educação nas reformas da década de 1920pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA iniciativa da Reforma Cearense de 1922, do ponto de vista político, foi realizada através do poder executivo estadual, tal como estava ocorrendo nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. As condições financeiras de cada estado e, por conseguinte, o seu caráter estadual produziu diferentes níveis de realizações, tendo “maior oportunidade de ocorrência em determinadas regiões, especialmente naquelas que representavam a parte mais evoluída dos ‘dois brasis’. A divisão de responsabilidade atribuída à União, aos Estados e aos Municípios, em relação ao sistema de instrução pública, foi herdada da legislação educacional do período monárquico, através do Ato Adicional de 1834. Sendo “de um lado, a instrução superior e, desde a Republica, o controle do secundário, foram cometidos ao poder central; do outro, o ensino elementar, nas diversas circunscrições do pais, a cargo dos respectivos governos e legislações.[...]pt_BR
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