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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Diego Grecco | - |
dc.contributor.author | Jesus, Josivane Maria dos Santos de | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Priscila Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T11:10:50Z | - |
dc.date.available | 2019-05-15T11:10:50Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Diego Grecco; JESUS, Josivane Maria dos Santos de; DAMASCENO, Priscila Andrade. A filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1166-1177. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41666 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Novo paradigma de educação | pt_BR |
dc.title | A filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente no Brasil e no mundo, buscam-se pessoas crítica e inovadora, aberta a novidades para que com isso façam transformações em determinadas situações desesperadora, por exemplo: guerras, atentados, pobreza e etc. É pensando sobre esses problemas, que entra a participação das crianças. Sua curiosidade em querer descobrir novas experiências, através da fase dos “porquês”, faz com quer conheçam mais. O professor e filosofo norte-americano e educador Matthew Lipmann criou em 1960 o Programa Filosofia para crianças, que aos poucos constitui um novo paradigma de educação: uma pratica reflexiva e investigativa, após o filósofo em questão perceber que nas universidades pelo qual ensinava as disciplinas filosóficas havia certo desinteresse e uma maneira diferente dos estudantes se perceberem no âmbito educacional pela qual vivenciavam agora, por isso pensou através de seus escritos a importância da filosofia e que o ensino de filosofia seria melhor e mais atrativo se começasse bem antes do ensino médio ou se já que nas series iniciais fossem abordadas a filosofia nos fundamentais I e II proporcionando aosestudantes um movimento continuo entre filosofia e o mundo real pelo qual vivenciavam todos os dias dentro e fora do âmbito escolar. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_eve_dgpereirajmsjesus.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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