Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Enilce Lima Cavalcante de-
dc.date.accessioned2019-05-14T14:03:33Z-
dc.date.available2019-05-14T14:03:33Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSOUZA, Enilce Lima Cavalcante de. Historiografia e experiências da educação libertária: fontes para a história da educação no Brasil. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 63-72.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41634-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducacional libertáriapt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectSocialismo Libertáriopt_BR
dc.titleHistoriografia e experiências da educação libertária: fontes para a história da educação no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é parte da monografia elaborada para conclusão do curso de especialização na área da educação. O tema então desenvolvido tratava de um estudo sobre a Pedagogia Libertária, nos planos teórico e prático, utilizando conceitos e exemplos da teoria anarquista do começo do século XX. Nesse sentido, o intuito era contribuir para uma recuperação histórica da proposta educacional libertária no Brasil e no mundo. Aqui a proposta é apontar alguns exemplos da prática educacional libertária nos anos de 1900 a 1920, descortinando certas lacunas comumente encontradas nos índices de História da Educação no Brasil, que, ou omitem por completo ou não dimensionam coerentemente o espaço ocupado por tais práticas pedagógicas. Não cabe neste texto relevar outra necessidade urgente, que introduz e perfaz os primeiros capítulos da monografia já citada, qual seja: a teoria que fundamenta as propostas anarquistas para a Educação. Apesar disso, citem-se a termo de informação os textos de Mikhail Bakunin – “O Socialismo Libertário” e “Deus e o Estado”; de Sílvio Galo – “Pedagogia do Risco. Experiências anarquistas em educação”; de Edmond-Marc Lipiansky – “A Pedagogia Libertária”; da organização de Felix Garcia Moriyón “Educação Libertária” e por fim, por que a lista é longa e aqui não caberia, a seleção de textos de George Woodcock em “Os grandes escritos Anarquistas”.[...]pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_elcsouza.pdf36,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.