Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41607
Tipo: TCC
Título: A avaliação do ensino e aprendizagem
Autor(es): Mesquita, Vera Maria Benevides
Orientador: Trompieri Filho, Nicolino
Palavras-chave: Processo ensino aprendizagem;Democratização do ensino;Qualidade no ensino
Data do documento: 2010
Citação: MESQUITA, Vera Maria Benevides. A avaliação do ensino e aprendizagem. 2010. 39f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
Resumo: O estudo sobre avaliação do ensino e aprendizagem em uma pesquisa bibliográfica realizada em obras de alguns autores, que versam sobre o assunto e tem como objetivo avaliar as diferentes concepções, procedimentos e ferramentas de avaliação presente no cotidiano escolar. A pesquisa aliada ao empirismo versou sobre a avaliação educacional, analisando abordagens várias, desde a tradicional à libertadora. A avaliação com o seu significativo valor, o discente toma consciência do seu nível de conhecimento, dos seus erro em relação a aprendizagem. Segundo, Domingos Fernandes relata diferentes perspectiva de avaliação, que orientarão aos docentes a desenvolverem teoricamente a avaliação na sala de aula, ele cita “Guba & Lincoln ( 1989 ), que distinguem quatro gerações: Na primeira geração, a avaliação como medida; Na segunda geração, a avaliação como descrição; Na terceira geração, como juízo de valor; Na quarta geração, a avaliação como negociação e construção social do conhecimento e os processos cognitivos, sociais e culturais. A avaliação deve utilizar métodos predominantemente qualitativos, não se pondo de parte a utilização de métodos quantitativos. As funções da avaliação, segundo Luckesi inicia com a democratização do ensino para construir sua proposta de avaliação diagnóstica: Democrática ao acesso à educação escolar; Permanência do aluno na escola; A qualidade do ensino. A importância da formação do professor, que muito tem a ver com o sucesso ou insucesso do ensino-aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41607
Aparece nas coleções:EDES - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_vmbmesquita.pdf145,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.