Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Maria Solange do | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T13:17:04Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T13:17:04Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Maria Solange do. Recursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagem. 2010. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41604 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Recursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objeto de estudo desta monografia é o uso de recursos artísticos na sala de aula com fins de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do professor no que concerne a melhoria do processo ensino aprendizagem.Objetivou-se neste trabalho analisar, a luz da teoria, como os recursos artísticos podem contribuir com as metodologias de ensino para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se ainda, apresentar aos professores alguns recursos artísticos para serem usados em sala de aula, demonstrando sua aplicabilidade no desenvolvimento cognitivo dos alunos. A abordagem do tema dividiu-se em três partes que se complementam, a saber: no primeiro capítulo foram apresentadas diferentes teorias da aprendizagem que justificam o uso da artes na sala de aula como um recurso pedagógico; no segundo capítulo foi abordada a interrelação entre a arte e a educação, e por fim, no terceiro capítulo foi demonstrado situações que ilustram o uso dos recursos artísticos na sala de aula. Quanto as contribuições deste estudo, destaca-se primeiramente as transformações ocorridas no processo particular de formação pessoal. Posto que, antes ao trabalhar com o ensino de artes o fazia mais por afinidade, sem, no entanto, compreender as inúmeras contribuições inerentes ao ensino de artes. O estudo realizado favoreceu a compreensão das inúmeras habilidades explícitas e implícitas inerentes ao ensino de artes. Espera-se que as informações aqui sistematizadas e disponibilizadas possam ser úteis à formação e a prática de outros professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_msnascimento.pdf | 24,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.