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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Solange do-
dc.date.accessioned2019-05-13T13:17:04Z-
dc.date.available2019-05-13T13:17:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Solange do. Recursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagem. 2010. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41604-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleRecursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objeto de estudo desta monografia é o uso de recursos artísticos na sala de aula com fins de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do professor no que concerne a melhoria do processo ensino aprendizagem.Objetivou-se neste trabalho analisar, a luz da teoria, como os recursos artísticos podem contribuir com as metodologias de ensino para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se ainda, apresentar aos professores alguns recursos artísticos para serem usados em sala de aula, demonstrando sua aplicabilidade no desenvolvimento cognitivo dos alunos. A abordagem do tema dividiu-se em três partes que se complementam, a saber: no primeiro capítulo foram apresentadas diferentes teorias da aprendizagem que justificam o uso da artes na sala de aula como um recurso pedagógico; no segundo capítulo foi abordada a interrelação entre a arte e a educação, e por fim, no terceiro capítulo foi demonstrado situações que ilustram o uso dos recursos artísticos na sala de aula. Quanto as contribuições deste estudo, destaca-se primeiramente as transformações ocorridas no processo particular de formação pessoal. Posto que, antes ao trabalhar com o ensino de artes o fazia mais por afinidade, sem, no entanto, compreender as inúmeras contribuições inerentes ao ensino de artes. O estudo realizado favoreceu a compreensão das inúmeras habilidades explícitas e implícitas inerentes ao ensino de artes. Espera-se que as informações aqui sistematizadas e disponibilizadas possam ser úteis à formação e a prática de outros professores.pt_BR
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