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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41603
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.contributor.author | Viana Filho, Marcizo Veimar Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T13:16:13Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T13:16:13Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro. A organização e a expansão do ensino primário no Brasil sob o enfoque das leis orgânicas do ensino (1937-1946). 2010. 104f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41603 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Reforma Capanema | pt_BR |
dc.subject | Ensino Primário no Brasil | pt_BR |
dc.title | A organização e a expansão do ensino primário no Brasil sob o enfoque das leis orgânicas do ensino (1937-1946) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia tem como objetivo analisar a organização e expansão do ensino primário no Brasil. Esta não se processou de modo constante e uniforme na história da educação brasileira. A partir dos anos 30, com a ascensão de Vargas ao Poder, e posteriormente, a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública a Educação Nacional tomou outra configuração. Entretanto, é no Estado Novo, ou mais especificamente, com a Reforma Capanema e as Leis Orgânicas do Ensino que a estrutura educacional brasileira toma outra consistência. Haja vista que o ensino primário da Colônia ao Império, esteve praticamente abandonado. Na primeira república as tentativas de reforma nesse nível de ensino foram locais ou regionais. É com o Estado Novo que encontramos uma preocupação a nível nacional por parte do Governo Federal. Dentre as leis orgânicas, devemos destacar a Lei Orgânica do Ensino Primário - Decreto – LEI n. 8.529 – 02/01/ 1946 que regulamentou e deu nova funcionalidade social as séries iniciais. E nesse contexto, encontramos a Expansão da Rede Escolar do Ensino primário no Brasil. O período compreendido entre 1930 – 1945 é de franca expansão da rede. O ensino primário atravessou uma fase de grande atividade, caracterizada por construções de prédios, melhor aparelhamento, uma legislação específica e um crescimento progressivo das matrículas. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | EDES - Monografias |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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