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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSoares, Iolanda de Lima-
dc.date.accessioned2019-05-13T12:38:08Z-
dc.date.available2019-05-13T12:38:08Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSOARES, Iolanda de Lima. A pessoa portadora de diferença: o desafio de vencer o preconceito. 2010. 43f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41595-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeficientept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleA pessoa portadora de diferença: o desafio de vencer o preconceitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA mudança na visão estereotipada que se tinha do deficiente, hoje contradiz as expectativas dos preconceituosos. A escola como uma instituição socializadora contribuiu com um papel educativo na construção da cidadania e atua como agente de transformação na vida de cada educando portador de necessidades educativas especiais. Este trabalho foi idealizado com o objetivo de discutir os problemas que a pessoa diferente enfrenta até hoje. No primeiro capítulo discutem-se as características inerentes às pessoas com deficiência e a maneira como a sociedade encarava as deficiências, antes da criação de Leis que vieram dar alguma proteção às mesmas. No segundo capítulo descreve-se a história do preconceito desde a idade antiga até os dias de hoje. Discute-se também a maneira como foram postas em prática as Leis de defesa da pessoa com deficiência. No terceiro capítulo analisa a superação de obstáculos vividos pelos portadores de deficiência, sejam eles; físicos, psicológicos ou metodológicos, até chegar a inclusão de políticas de ação afirmativa. Neste estudo deseja-se contribuir para a reflexão de todos aqueles que combatem o preconceito em todos os sentidos. Conclui-se reafirmando que a escola ainda funciona como um local de grande importância para a superação dos preconceitos.pt_BR
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