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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41595
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Soares, Iolanda de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T12:38:08Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T12:38:08Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Iolanda de Lima. A pessoa portadora de diferença: o desafio de vencer o preconceito. 2010. 43f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41595 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Deficiente | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | A pessoa portadora de diferença: o desafio de vencer o preconceito | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A mudança na visão estereotipada que se tinha do deficiente, hoje contradiz as expectativas dos preconceituosos. A escola como uma instituição socializadora contribuiu com um papel educativo na construção da cidadania e atua como agente de transformação na vida de cada educando portador de necessidades educativas especiais. Este trabalho foi idealizado com o objetivo de discutir os problemas que a pessoa diferente enfrenta até hoje. No primeiro capítulo discutem-se as características inerentes às pessoas com deficiência e a maneira como a sociedade encarava as deficiências, antes da criação de Leis que vieram dar alguma proteção às mesmas. No segundo capítulo descreve-se a história do preconceito desde a idade antiga até os dias de hoje. Discute-se também a maneira como foram postas em prática as Leis de defesa da pessoa com deficiência. No terceiro capítulo analisa a superação de obstáculos vividos pelos portadores de deficiência, sejam eles; físicos, psicológicos ou metodológicos, até chegar a inclusão de políticas de ação afirmativa. Neste estudo deseja-se contribuir para a reflexão de todos aqueles que combatem o preconceito em todos os sentidos. Conclui-se reafirmando que a escola ainda funciona como um local de grande importância para a superação dos preconceitos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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