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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorLôbo, Cecília Érika D´Almeida-
dc.date.accessioned2019-05-13T12:30:13Z-
dc.date.available2019-05-13T12:30:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLÔBO, Cecília Érika D´Almeida. Qualidade do ensino jurídico. 2010. 63f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41590-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas – ABPpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (SINAES)pt_BR
dc.titleQualidade do ensino jurídicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO núcleo temático deste trabalho aborda a qualidade do ensino jurídico. Parte-se do objetivo de descobrir o que se entende por qualidade do ensino jurídico e quais contribuições podem ser dadas para o aperfeiçoamento da formação jurídica. Para realizar tal intento, construiu-se um instrumento de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem dedutiva, do tipo pedagógica, materializada aqui através da construção um referencial teórico que pode ser dividido em três etapas. Num primeiro momento, aborda-se a questão da qualidade através do exposto na Constituição Federal, na legislação infraconstitucional e na literatura especializada como critérios que permitem uma análise da temática. Dando seguimento ao primeiro momento, aborda-se o que se entende por currículo e seus componentes, especialmente os objetivos, as competências, as habilidades e os conteúdos essenciais para a formação do profissional e, consequentemente, para a qualidade da formação. Na segunda etapa do trabalho, são analisadas as práticas e atividades que devem promovidas pelos cursos de Direito e vivenciadas pelos acadêmicos, bem como os novos padrões de qualidade exigidos e avaliados através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES. No terceiro momento do trabalho, persegue-se a realização do objetivo de apontar que contribuições podem ser dadas para o aperfeiçoamento da formação jurídica. Nessa seção, entre outros aspectos, é analisada a proposição metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas –ABP Como contribuição para a discussão em torno da formação jurídica e o seu aperfeiçoamento da qualidade do ensino.pt_BR
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