Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Cibele Almeida-
dc.date.accessioned2012-12-12T14:02:37Z-
dc.date.available2012-12-12T14:02:37Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationTORRES, Cibele Almeida. Estágio eletivo na formação do acadêmico de enfermagem : algumas reflexões. Rev. Rene, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 108-115, jul./set. 2008.-
dc.identifier.issn1517-3852 Impressa-
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4157-
dc.description.abstractThe present study aims to refl ect on a nursing student’s experience in the elective practical training in a public hospital in Fortaleza, Ceará. It is a descriptive and exploratory study, developed from February to March 2007, using the participant observation and fi eldwork diary. This study makes connections between students’ experience and pertinent literature. It was structured in two parts: considerations about the hospital environment and the insertion of the student in this environment. It refl ected on the Nursing assistance, health-disease process, humanization, health promotion, interdisciplinarity and integrality. It shows positive points on the perspective of the improvement of theoretical-practical abilities. The points to be improved are related to the knowledge defi cit as well as the diffi culty to accomplish an interdisciplinary and humanized practice. Therefore, it is understood to be indispensable for the university to appropriate constructive criticism. It can lead the student to an educational improvement, from the standpoint of college students, teachers and professionals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Renept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectAssistência à Saúdept_BR
dc.titleEstágio eletivo na formação do acadêmico de enfermagem : algumas reflexõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom este artigo objetiva-se refl etir acerca da experiência do acadêmico de enfermagem no estágio eletivo em um hospital público de Fortaleza, Ceará. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, desenvolvido em fevereiro e março de 2007, utilizando a observação participante e o diário de campo. Fez-se relação entre a experiência do estudante e a literatura pertinente, sendo estruturado em duas partes: considerações acerca do ambiente hospitalar e acerca da inserção do estudante neste. Refl etiu-se acerca da assistência de Enfermagem, do processo de saúde-doença, humanização, promoção da saúde, interdisciplinaridade e integralidade. Teceram-se pontos positivos, na perspectiva do aprimoramento das habilidades teórico-práticas, e pontos a serem melhorados, relacionados ao défi cit de conhecimento e à difi culdade de efetuar uma prática interdisciplinar humanizada. Percebe-se, portanto, ser imprescindível que a própria universidade se aproprie das críticas construtivas, levando o aluno a um engrandecimento educativo, a partir da óptica dos acadêmicos, professores e profi ssionais do serviço.pt_BR
dc.description.abstract-esCon este artículo se pretende refl exionar sobre la experiencia del académico de enfermería en la práctica electiva, en un hospital público de Fortaleza/CE. Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, desarrollado entre febrero y marzo de 2007, utilizando la observación participante y el diario de campo. Se hizo una relación entre la experiencia del estudiante y la literatura pertinente, estructurada en dos partes: consideraciones acerca del ambiente hospitalario y de la inserción del estudiante en el mismo. Se refl exionó sobre la asistencia de Enfermería, del proceso de salud-enfermedad, humanización, promoción de la salud, relación interdisciplinar e integralidad. Se entrelazaron puntos positivos a fi n de mejorar habilidades teóricas y prácticas y puntos que precisan mejorar, relacionados al défi cit de conocimiento y a la difi cultad de efectuar una práctica interdisciplinar humanizada. Se nota, por lo tanto, que es imprescindible que la propia universidad se apropie de las críticas constructivas, conduciendo al alumno a un crecimiento educativo, a partir de la óptica de los académicos, profesores y profesionales del servicio.pt_BR
dc.title.enElective practical training in the nursing student formation : some reflexionspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_catorres1.pdf75,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.