Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Mayara Carolinne Beserra de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T17:50:33Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T17:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO. Mayara Carolinne Beserra de. Análise do currículo proposto pela UNESCO para o Curso de Jornalismo. 2012. 54f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41566 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO | pt_BR |
dc.subject | Curso de Jornalismo | pt_BR |
dc.title | Análise do currículo proposto pela UNESCO para o Curso de Jornalismo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho analisa-se a importância da formação superior para exercer a profissão de jornalista, diante da conjuntura atual em que a necessidade dessa capacitação por meio da universidade permanece em discussão. O estudo questiona o que oferecem os modelos curriculares dos cursos superiores de jornalismo para serem considerados fundamentais ou apenas complementares. Para o desenvolvimento desse tema, propõe-se um debate inicial sobre a relação entre jornalismo e universidade ao longo da história e, por fim, recorre-se a uma análise pormenorizada do modelo curricular proposto pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) à luz de teóricos especialistas em currículo e tendo por base ainda a realidade cearense, por meio da comparação do modelo da UNESCO com currículos dos cursos de Jornalismo das duas universidades locais: Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará. Com esta pesquisa, percebe-se com maior clareza a importância do Ensino Superior para se exercer o jornalismo com propriedade e excelência. A partir da análise ao modelo proposto foi possível ainda destacar dois dos principais desafios presentes no processo de elaboração de currículos para os cursos de jornalismo: o equilíbrio entre disciplinas teóricas e práticas; e a discrepância entre o conteúdo proposto para a graduação e os programas de pós-graduação, obstáculos estes relativamente sanados no modelo da UNESCO. Sugere-se que as disciplinas teóricas mantenham um grau de importância semelhante ao das práticas, exaltando a relevância de um arcabouço teórico para distinguir um profissional sem formação daquele que busca o Ensino Superior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mcbaraujo.pdf | 383,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.