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dc.contributor.authorMatias, Avanúzia Ferreira-
dc.contributor.authorMaia, Janicleide Vidal-
dc.date.accessioned2019-05-09T14:02:33Z-
dc.date.available2019-05-09T14:02:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMATIAS, Avanúzia Ferreira; MAIA, Janicleide Vidal. A história da charge e seu uso no pós-64. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1013-1025.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41525-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectHistória da Chargept_BR
dc.subjectGênero Chargept_BR
dc.subjectArte do exageropt_BR
dc.titleA história da charge e seu uso no pós-64pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA história de construção do gênero charge tem suas origens na França, vem da palavra charger, que significa carregar, exagerar, atacar violentamente, ou seja, a arte do exagero e/ou do ataque violento, numa menção à carga de cavalaria. Herdou suas características do jornalismo ilustrado nos séculos XVIII e XIX, e tem sua estrutura inveterada na iconografia da Idade Média e nos ofícios dos “ateliês” de pinturas dos séculos XV e XVI. De acordo com Nery (2001), a charge foi criada de modo perspicaz e inesperado por “ghettos” opostos aos poderes partidários. Esses “ghettos” recebiam tratamento discriminatório por parte dos políticos, e, por isso, organizaram-se num verdadeiro grupo hegemônico de apelo às causas populares. [...]pt_BR
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