Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Maria Ravelli Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Nepomuceno, Samara dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T13:02:45Z | - |
dc.date.available | 2019-05-09T13:02:45Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Maria Ravelli Cordeiro; NEPOMUCENO, Samara dos Reis. A insuficiência de sono de discentes na UNILAB e o desempenho acadêmico: os passos de um Projeto de Pesquisa no Curso de Enfermagem. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 733-741. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41512 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Grade Curricular- UNIALB | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade no ensino | pt_BR |
dc.title | A insuficiência de sono de discentes na UNILAB e o desempenho acadêmico: os passos de um Projeto de Pesquisa no Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A falta de sono, sua necessidade ou sua insuficiência acarreta ou pode acarretar problemas graves às pessoas, inclusive no desempenho cognitivo. Em se tratando de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a problemática é mais acentuada porque esta Instituição de Ensino Superior (IES) Federal tem um modelo de ensino diferente do modelo brasileiro em geral, pois realiza suas atividades acadêmicas em Regime Trimestral, o que implica dedicação integral ao cumprimento de todas as tarefas acadêmicas. Deste modo, é racional mencionar que além da acentuada sobrecarga comum a grande maioria das graduações plenas no Brasil, a UNILAB tem mais tempo de aula e menos tempo para realização das atividades em razão dos 67 dias letivos contabilizados trimestralmente. Esta situação é considerada como um obstáculo potente diante do tempo necessário de sono para suprir às necessidades fisiológicas dos universitários de maneira plena. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mrcxavier.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.