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dc.contributor.authorBarbosa, Madelyne dos Santos-
dc.contributor.authorBarbosa, Éden dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-09T12:21:45Z-
dc.date.available2019-05-09T12:21:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBARBOSA, Madelyne dos Santos; BARBOSA, Éden dos Santos. Um saber a compreender: o Amalá de Xangô do Ilê Axé Omó Tifé. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 678-687. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41507-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectAmalá de Xangô do Ilê Axé Omó Tifépt_BR
dc.subjectNações de Candomblés no Brasilpt_BR
dc.titleUm saber a compreender: o Amalá de Xangô do Ilê Axé Omó Tifépt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo foi extraído como parte do estudo monográfico de título: O AMALÁ DE XANGÔ: HISTÓRIA, MEMÓRIA E RITO NO ILÊ AXÉ OMÓ TIFÉ, que fora apresentado à Faculdade de Educação em junho de 2015. E que surgiu do interesse em averiguar saberes milenares, bem como registrar suas particularidades e singularidades. Desta forma, para o registro e averiguação dos dados foi empregada a técnica de pesquisa qualitativa BOGDAN e BIKLEN (1994). Ao passo que se buscou compreender as nuances de particularidades e complexidades do fenômeno em si, o Amalá de Xangô do Ilê Axé Omó Tifé. Assim, uma das preocupações desta pesquisa foi o processo e não o produto finalizado, ou seja, as conclusões são de cunho subjetivos, os dados construídos e coletados apresentados no escopo deste trabalho já apresentam a riqueza que foi o processo de estudo e pesquisa. Ponderando a necessidade de um conhecimento preliminar acerca de algumas definições, afim de que a compreensão desse estudo flua da melhor forma, sucintamente com apoio no texto de José Flávio Pessoa de Barros (2005, p. 21) é possível dizer que o Candomblé é uma reelaboração de várias culturas africanas dando origem a várias nações de Candomblés no Brasil. Desta forma, é uma religião afro-brasileira possuidora de uma memória ancestral transmitida oralmente. Enfatizando, é uma religião de matriz africana, sim, mas genuinamente brasileira e da qual qualquer pessoa pode participar. [...]pt_BR
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