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dc.contributor.authorSantos, Flávia Santana-
dc.contributor.authorSoares, Emanoel Luís Roque-
dc.date.accessioned2019-05-09T12:17:19Z-
dc.date.available2019-05-09T12:17:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Flávia Santana; SOARES, Emanoel Luís Roque. Rezas e benzeduras no cotidiano afro-religioso do bairro Rua Nova. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 669-677. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41506-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectDinâmica Culturalpt_BR
dc.subjectPopulação negrapt_BR
dc.subjectProcesso histórico, a afro-religiosidadept_BR
dc.titleRezas e benzeduras no cotidiano afro-religioso do bairro Rua Novapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrazendo o sertão da Bahia como espaço no qual se deu os percursos e caminhos da dinâmica cultural da população negra na diáspora, destaca-se aqui um dos fatores desse processo histórico, a afro-religiosidade. A disseminação do catolicismo, do culto a Virgem Maria, fundido com elementos do candomblé, geraram um culto ao sagrado, conhecido como catolicismo popular, que de forma peculiar, atravessou os séculos na região do sertão. É notório que essa tradição afro-religiosa de rezas e benzeduras está enraizada no cotidiano dos afrodescendentes e em sua memória coletiva, pois, nela está suas heranças religiosas, sua ancestralidade. Este artigo foi desenvolvido a partir do relato oral de D. Tecla, a qual descobriu seu dom mágico-curativo ainda adolescente, rezando e benzendo aqueles que a procurassem. Após o declínio do cultivo das monoculturas da roça que matinha com sua família na zona rural de Antônio Cardoso, ela migra para Feira de Santana, vindo a morar no bairro de Rua Nova, onde continuou a rezar e benzer. . [...]pt_BR
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