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dc.contributor.authorCosta, Francisco Joel Magalhães da-
dc.date.accessioned2019-05-09T12:12:49Z-
dc.date.available2019-05-09T12:12:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCOSTA, Francisco Joel Magalhães da. Educação e o processo de romanização na Diocese do Crato: o exemplo do Colégio Diocesano 1927 – 1988. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 642-650. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41505-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectRomanização da educaçãopt_BR
dc.subjectReforma e criação de escolaspt_BR
dc.subjectDiocese do Cratopt_BR
dc.titleEducação e o processo de romanização na Diocese do Crato: o exemplo do Colégio Diocesano 1927 – 1988pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como proposta o entendimento acerca do processo de romanização da educação e a consequente reforma e criação de escolas confessionais, observando o papel desempenhado por estas instituições e a forma como elas contribuíram para a manutenção da Diocese do Crato. Neste sentido, a nossa discussão tenta aliar as temáticas a respeito de religião e educação, envolvendo as ações instrucionais da Igreja Católica com vistas à romanização da educação. Esse marco temporal é de grande importância para o campo educacional da Região do Cariri cearense, pois é a partir do seu início que se percebe a ação de Dom Quintino, primeiro bispo, indicado para a recém-criada, diocese do Crato, cujo trabalho se mostrou direcionado para a educação. Sua ação pastoral voltou-se para o aperfeiçoamento e para a criação de uma estrutura educacional que correspondesse às expectativas do projeto de romanização da educação no Estado do Ceará, segundo o Concílio Vaticano I.183 A partir de 1890, com a quebra do regime do Padroado184, a Igreja, agora, separada do Estado, daria início a essa reforma, de acordo com as orientações advindas da Santa Sé Romana, as quais estabeleciam novos padrões para a organização eclesiástica e para as práticas religiosas a serem implantadas junto aos fiéis. [...]pt_BR
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